EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETIÇÃO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA

Autores

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4441

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Competição, Educação física, Sociabilidade, Mentalidade, Pedagogia autogestionária

Resumo

O artigo aborda o tema da competição na educação física. A competição é apontada como um produto social e histórico, constituído pelo capitalismo que gera uma sociabilidade e mentalidade competitivas, cujo resultado é a naturalização desse fenômeno social. A educação física tende a reforçar esse processo de naturalização e, assim, reproduzir as suas bases sociais de existência. Esta reflexão provoca a necessidade de repensar as teorias e práticas da educação física, apontando para uma mudança pedagógica, pautada na pedagogia autogestionária.

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Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestre em Filosofia (UFG) e Sociologia (UnB); Doutor em Sociologia (UnB)

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Publicado

2011-10-11

Como Citar

Viana, N. (2011). EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETIÇÃO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (16), 71–88. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4441

Edição

Seção

Artigos