O DESAFIO DA ESTÉTICA PARA A EDUCAÇÃO:
ADORNO NA CONTRAMÃO DE UMA SUBJETIVIDADE DANIFICADA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4759Abstract
O presente artigo, em forma de ensaio, tem por objetivo iniciar uma reflexão sobre as potencialidades apontadas por Theodor W. Adorno em sua Teoria Estética no que tange a uma formação em direção à emancipação humana. Parte de uma questão sobre o que fazer em sala de aula e busca respostas a partir da compreensão da arte-mercadoria no âmbito da Indústria Cultural iniciando com as discussões de Adorno sobre música no rádio e sua relação com os processos de semiformação cultural, regressão da audição e dominação no Capitalismo Tardio. Adentra a Teoria Estética, último livro de Adorno, já em sua maturidade, e procura, em uma leitura conjunta dessa obra com a arte contemporânea, formular como uma teoria efetivamente estética, a partir da proposta de uma experiência viva realizada pelo autor pode apontar possibilidades de um processo que supere o esquematismo já sedimentado nos processos de subjetivação propiciados na vivência social atual e se realizar como força na luta por uma sociedade emancipada.
Downloads
References
ADORNO, T.W. O fetichismo da música e a regressão da audição. In: Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno (Coleção os Pensadores, pp. 165-191). São Paulo: Abril Cultural, 1983.
____________.Terminología filosófica. 2 vol. Madrid: Taurus, 1985.
____________. Teoria da semicultura. In: Ramos-de-Oliveira, N. (org). Quatro textos seletos. Araraquara/São Carlos:Unimep/UFSCar, 1992.
____________. Experiências científicas nos Estados Unidos. In: ________. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Trad. Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995a.
____________. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995b.
____________. History and freedom: lectures 1964-1965. Cambrige/ Malden: Polity Press, 2006.
____________. Introdução à sociologia. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
____________. Analytical study of the NBC Music Appreciation Hour. In:________. Current of music. Cambridge/Malden: Polity Press, 2009a.
____________. The radio voice. In:________. Current of music. Cambridge/Malden: Polity Press, 2009b.
___________. The problem of a new type of human being. In:________. Current of music. Cambridge/Malden: Polity Press, 2009c.
____________.What a ‘Music Appreciation Hour’ should be: exposé, radio programmes on WNYC and draft. In:________. Current of music. Cambridge/Malden: Polity Press, 2009d.
____________. Lectures on Negative Dialectics. Trad. Rodney Livingstone. Cambridge/Malden: Polity Press, 2010.
ALMEIDA, E.A.A.Aspectos da estruturação do self de Lygia Clark: perspectivas críticas. Dissertação. Mestrado em Estética e História da Arte/ USP, São Paulo, 2013. 248f.
ANTUNES, D.C Reflexões sobre a música de rádio em Adorno: uma contextualização a partir da Teoria Crítica e da História da Escola de Frankfurt. In: Albuquerque, L.B.; Rogério, P.; Toledo, M.A. (Orgs). Educação musical: reflexões, experiências e inovações. Fortaleza: Edições UFC, 2015.
CARONE, I. Adorno e a música no ar: the Princeton radio research project. In: PUCCI, B.; LASTÓRIA, L.A.C.N.; COSTA, B.C.G. (Orgs.) Tecnologia, cultura e formação... ainda Auschwitz. São Paulo: Cortez, 2003.
GOMES, R.H.S.F. Sensível, eu? Reflexões sobre o (não) lugar da sensibilidade na educação. In: Albuquerque, L.B.; Rogério, P.; Toledo, M.A. (Orgs). Educação musical: reflexões, experiências e inovações. Fortaleza: Edições UFC, 2015.
GRUSCHKA, A. Teoria crítica e pesquisa empírica em educação escolar. Curso ministrado entre os dias 4 e 6 de setembro de 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba.
HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
JENEMANN, D. Adorno in America.Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.
RAMOS, N. Ó. São Paulo: Iluminuras, 2012.
ROLNIK, S. Arquivo para uma obra-acontecimento: projeto de ativação da memória corporal de uma trajetória artística e seu contexto. São Paulo: Sesc, 2012. [Caixa arquivo com encarte e DVDs].
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.
SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução à s teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
WEBB, E. As peças de Samuel Beckett. São Paulo: Realizações, 2012.Número 24: maio/out - 2015