TEORIA CRÍTICA E INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA:

OBSERVAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E PESQUISA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA DE FRANKFURT

Autores

  • Deborah Christina Antunes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4190

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Teórica crítica da sociedade, Filosofia social, Sociologia, Adorno, Theodor Wiesengrund, Horkheimer, Max

Resumo

Embora muitos trabalhos, no tocante à Escola de Frankfurt, sejam realizados em âmbito teórico ou empírico, pouca atenção tem sido voltada ao estudo específico de sua relação com a pesquisa empírica. No entanto, esta relação faz parte de sua história, estando presente desde seus primórdios. A proposta deste trabalho é apresentar elementos para uma pesquisa teórica e histórica a respeito da relação estabelecida entre a pesquisa empírica e a reflexão filosófica na Teoria Crítica da Sociedade, para verificar como, ou se, essa relação apresenta-se na pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais durante sua fase nos Estados Unidos da América, publicada no livro "A personalidade autoritária". A argumentação é composta por uma revisão bibliográfica contendo os poucos trabalhos encontrados sobre o assunto, uma breve história do Instituto tendo como objetivo explicitar essa relação, a contextualização da pesquisa sobre o anti-semitismo durante o exílio americano, e algumas idéias de Adorno sobre a pesquisa empírica, já quando havia regressado à Alemanha

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Biografia do Autor

Deborah Christina Antunes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Formada em Psicologia pela Unesp-Bauru, mestre em Educação pela UFSCar e doutoranda em Filosofia pela mesma Universidade. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "Teoria Crítica e Educação - UFSCar".

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Como Citar

Antunes, D. C. (2011). TEORIA CRÍTICA E INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA:: OBSERVAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E PESQUISA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA DE FRANKFURT. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (10), 15–31. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4190

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Artigos