TEORIA CRÍTICA E INVESTIGAÇÃO SOCIAL EMPÍRICA:
OBSERVAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E PESQUISA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA DE FRANKFURT
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4190Palavras-chave:
Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Teórica crítica da sociedade, Filosofia social, Sociologia, Adorno, Theodor Wiesengrund, Horkheimer, MaxResumo
Embora muitos trabalhos, no tocante à Escola de Frankfurt, sejam realizados em âmbito teórico ou empírico, pouca atenção tem sido voltada ao estudo específico de sua relação com a pesquisa empírica. No entanto, esta relação faz parte de sua história, estando presente desde seus primórdios. A proposta deste trabalho é apresentar elementos para uma pesquisa teórica e histórica a respeito da relação estabelecida entre a pesquisa empírica e a reflexão filosófica na Teoria Crítica da Sociedade, para verificar como, ou se, essa relação apresenta-se na pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais durante sua fase nos Estados Unidos da América, publicada no livro "A personalidade autoritária". A argumentação é composta por uma revisão bibliográfica contendo os poucos trabalhos encontrados sobre o assunto, uma breve história do Instituto tendo como objetivo explicitar essa relação, a contextualização da pesquisa sobre o anti-semitismo durante o exílio americano, e algumas idéias de Adorno sobre a pesquisa empírica, já quando havia regressado à Alemanha
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Freudian theory and the pattern of fascist propaganda. In: Gesammelte Schriften 8 -Soziologische Schriften I, Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1972.
____________.Sociología e investigación empírica. In: La disputa del positivismo en la sociología alemana. Barcelona/ México: Ediciones Grijalbo, 1973.
___________. Experiências científicas nos Estados Unidos. In: ________. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 137-178.
___________. Epistemología y ciencias sociales. Madrid: Fronésis Cátedra, 2001.
___________. Lições de Sociología. Lisboa: Edições 70, 2004.
___________.; FRENKEL-BRUNSWIK, E.; LEVINSON, D.J.; SANFORD, R.N. The authoritarian personality. New York: WW Norton, 1969.
___________. ; HORKHEIMER, M. Temas básicos da sociologia. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1973.
___________.; Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
ADORNO, T.W., POPPER, K.R., DAHRENDORF, R., HABERMAS, J. et alli. La disputa del positivismo en la sociología alemana. Barcelona/ México: Ediciones Grijalbo, 1973.
BAHR, E. The anti-Semitism studies of the Frankfurt School: the failure of Critical Theory. In: BERNSTEIN, J. (ed). The Frankfurt School: critical assessments, v. 1. New York: Routledge, 1994, p. 226-234.
BONß, W. The program of interdisciplinary research and the beginnings of Critical Theory. In: BENHABIB, S.; BONß, W; MCCOLE, J. (ed.). On Max Horkheimer. Cambridge/ London: Mit Press, 1993, p. 99-125.
BORGES, B.I. Teoria crítica e pesquisa empírica. In: Educação e filosofia; 1 (1): 59-66; jul/dez, 1986.
BREUER, S. Adorno’s anthropology. In: BERNSTEIN, J. (ed). The Frankfurt School: critical assessments, v. 3. New York: Routledge, 1994, p. 115-131.
CARONE, I. Teoria crítica e pesquisa empírica na psicologia. In: Psicologia e sociedade; 13 (2): 9-17; jul/dez, 2001.
__________. A personalidade autoritária: estudos frankfurtianos sobre o fascismo. 2002a. Disponível em http://notes.ufsc.br/aplic/cfh.nsf/0/f8c5f4aa9513c2ae03256c4b007332dc?OpenDocument. Acessado em 27 de agosto de 2007.
__________. Fascismo on the air: estudos frankfurtianos sobre o agitador fascista. In: Lua nova; 55-56: 195-217; 2002b.
HORKHEIMER, M. Preface. In: ADORNO, T.W.; FRENKEL-BRUNSWIK, E.; LEVINSON, D.J.; SANFORD, R.N. The authoritarian personality. New York: WW Norton, 1969, p. ix-xii.
___________. Teoria tradicional e teoria crítica. In: Benjamin, W.; Horkheimer, M.; Adorno, T.W.; Habermas, J. Textos Escolhidos. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p.125-162.
___________. Gesammelte Schriften Band 17: Briefwechsel 1941-1948. Frankfurt am Main: S. Fischer, 1996.
___________. A presente situação da filosofia social e as tarefas de um instituto de pesquisas sociais. In: Praga: estudos marxistas, 7: 121-132; 1999.
___________.; FLOWERMAN, S.H. Foreword to studies in prejudice. In: ADORNO, T.W.; FRENKEL-BRUNSWIK, E.; LEVINSON,D.J.; SANFORD, R.N. The authoritarian personality. New York: WW Norton, 1969, p. v-viii.
MCCOLE, J.; BENHABIB, S.; BONß, W. Max Horkheimer: between philosophy and social science. In: BENHABIB, S.; BONß, W; MCCOLE, J. (ed.). On Max Horkheimer. Cambridge/ London: Mit Press, 1993, p. 01-22.
MUÑOZ, J. Nota marginal a una polémica. In: La disputa del positivismo en la sociología alemana. Barcelona/ México: Ediciones Grijalbo, 1973.
SASS, O. Teoria crítica e investigação empírica na psicologia. In: Psicologia e sociedade; 13 (2): 147-1597; jul/dez. 2001.
WIGGERSHAUS, R. A Escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico, significação política. 2ª edição. Rio de Janeiro: Difel, 2006.