OS PRINCÍPIOS DIRIGENTES DA EDUCAÇÃO INTELECTUAL DE HERBERT SPENCER

Authors

  • Samuel Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4633

Keywords:

Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Herbert Spencer, Princípios dirigentes, Educação intelectual, Superficialidade, Educação escolar

Abstract

Este texto discute aspectos educacionais do pensamento de Herbert Spencer, especialmente sobre os princípios dirigentes da educação intelectual. Questiona-se: qual a importância dos princípios dirigentes da educação intelectual de Herbert Spencer para a educação atual? Spencer coloca em relevo os problemas da educação intelectual, moral e física, da mesma maneira que considera a superficialidade da formação familiar e a consequência para a educação escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

References

DESCARTES, Renê. Discurso do Método. São Paulo: Edital Abril Cultural, 1983.

HUME, David. An Enquiry concerning Human Understanding.New York: Oxford, 1999.

________. Investigação acerca do entendimento humano.São Paulo: Abril Cultural, 1972.

KANT, Immanuel. Kritik der reinen Vernunft. Frankfurt: Suhrkamp, 1974.

________. Crítica da razão pura.São Paulo: Abril Cultural, 1999 (Os Pensadores).

MENDONÇA, Samuel. Vontade de potência, interpretação e teoria do conheci-mento em Nietzsche. In AZEREDO, Vânia Dutra de; SILVA JÚNIOR, Ivo. Nietzsche e a interpretação.São Paulo: Humanitas, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich. Kritische Studienausgabe in 15 Bänden. Berlin/New York: De Gruyter, 1999.

SPENCER, Herbert. Education -intellectual, moral and physical. London: Watts & Co., 1929.

________. Educação -intellectual, moral e physica. Rio de Janeiro: Laemmert & C., 1901.

________. L’Education ”“intellectuelle, morale et physique. Paris: s/e., 1907.

________. Premiers principes. Trad. M. M. Cazelles. Paris: Félix Alcan, 1907a.

________. Principles of Biology. London: Williams and Norgate, 1864.

TIMASHEFF, Nicholas S. La teoria sociologia. México: Fondo de Cultura Econo-mica, 1955.

How to Cite

Mendonça, S. (2014). OS PRINCÍPIOS DIRIGENTES DA EDUCAÇÃO INTELECTUAL DE HERBERT SPENCER. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (21), 104–116. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4633