A RESPONSABILIDADE ENQUANTO FUNDAMENTO ÉTICO PARA PENSAR A EDUCAÇÃO:

APORTES JONASIANOS

Autores

  • Cláudia Battestin Universidade de Brasília
  • Gomercindo Ghiggi
  • Robinson dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4781

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Responsabilidade, Ética, Hans Jonas

Resumo

O presente artigo é resultante de uma pesquisa bibliográfica que busca resgatar a importância da delimitação do conceito de responsabilidade, que através do pensamento jonasiano, passa a ampliar a dimensão para o campo da ética. Neste impasse, passou-se a analisar além do novo imperativo, a dimensão e o alcance da Responsabilidade, que além de ser a primeira obrigação da reflexão ética, passa a assumir um importante papel na Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Battestin, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BRUSEKE, Franz Josef. Amodernidade Técnica. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol.17.Nº.49, 2002.

DUPLÁ, Leonardo Rodriguez. Uma ética para La civilización tecnológica de Hans Jonas. In: GÓMEZ Heras, José. Ética del medio ambiente. Problema, perspectivas, historia. Madrid: Tecnos, 1997.

ESQUIROL, M, Josep. Los Filósofos contemporáneos y la técnica de Ortega a Sloterdijr. Barcelona: Gedisa, 2011.

ETCHEGOYEN, Alain. La vrai Morale se Moque de la Moral. Être Responsable. Paris: Seuil,1999.

GADOTTI, Moacir. A educação contra a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GEORGEN, Pedro. Pós-modernidade, ética e educação -polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores associados, 2001.

GERNARD, Jean-Louis. La Grammaire de la Responsabilité. Paris: Éditions Du Cerf,1999.

GIACOIA Junior, Oswaldo. Hans Jonas: por que a técnica moderna é um objeto para a ética. Natureza humana, vol.1, Nº. 2, Dez 1999, p.407-420.

JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: Ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

__________. Más cerca del Perverso Fin y outros Diálogos y Ensayos. Tradución de Illana Giner Comín. Madrid: Catarata, 2001.

__________.El Principio de Responsabilidad: ensayo de una ética para la civilización tecnológica. Barcelona: Herder, 1994.

KUIAVA, Evaldo Antonio. A responsabilidade como Princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: Uma aproximação. Revistas Veritas. Vol.51,2006.

MEISTER, José Antonio Fracalossi. O conceito vida como fundamentação ontológica da ética da Responsabilidade em Hans Jonas. 197f. Tese (Doutorado em Filosofia) Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

MORIN, Edgar. O método 3:o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

OLIVEIRA, Jelson Roberto de. Da magnitude e ambivalência à necessária humanização da tecnociência segundo Hans Jonas. Cadernos IHU Ideias, São Leopoldo, Nº176, p.01-27, 2012.

RICOEUR, Paul. Soi-Même Comme um Autre. Paris, 1990.

____________. O Justo I. A justiça como regra moral e como instituição. São Paulo: Martins fontes, 2008.

WOLIN,Richard. Los Hijos de Heidegger: Hannah Arendt, Karl Löwith, Hans Jonas y Herbert Marcuse.Traducción de María Condor. Madrid: Huertas, 2003.

ZANCANARO, Lourenço. Ética para a civilização tecnológica: em diálogo com Hans Jonas. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, p.250-266, 2011.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Battestin, C., Ghiggi, G., & Santos, R. dos. (2016). A RESPONSABILIDADE ENQUANTO FUNDAMENTO ÉTICO PARA PENSAR A EDUCAÇÃO:: APORTES JONASIANOS. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (25), 4–19. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4781

Edição

Seção

Artigos