O DESAFIO DA ESTÉTICA PARA A EDUCAÇÃO:

ADORNO NA CONTRAMÃO DE UMA SUBJETIVIDADE DANIFICADA

Autores

  • Deborah Christina Antunes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4759

Resumo

O presente artigo, em forma de ensaio, tem por objetivo iniciar uma reflexão sobre as potencialidades apontadas por Theodor W. Adorno em sua Teoria Estética no que tange a uma formação em direção à emancipação humana. Parte de uma questão sobre o que fazer em sala de aula e busca respostas a partir da compreensão da arte-mercadoria no âmbito da Indústria Cultural iniciando com as discussões de Adorno sobre música no rádio e sua relação com os processos de semiformação cultural, regressão da audição e dominação no Capitalismo Tardio. Adentra a Teoria Estética, último livro de Adorno, já em sua maturidade, e procura, em uma leitura conjunta dessa obra com a arte contemporânea, formular como uma teoria efetivamente estética, a partir da proposta de uma experiência viva realizada pelo autor pode apontar possibilidades de um processo que supere o esquematismo já sedimentado nos processos de subjetivação propiciados na vivência social atual e se realizar como força na luta por uma sociedade emancipada.

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Biografia do Autor

Deborah Christina Antunes, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Antunes, D. C. (2016). O DESAFIO DA ESTÉTICA PARA A EDUCAÇÃO:: ADORNO NA CONTRAMÃO DE UMA SUBJETIVIDADE DANIFICADA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 172–188. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4759

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Formação: Intersecções Epistemológicas"