A CRISE NA EDUCAÇÃO DE HANNAH ARENDT E A CRÍTICA ÀS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PRAGMATISMO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4192Palavras-chave:
Ciências Sociais, FIlosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Liberdade, Tradição, Autoridade, Hannah Arendt, PragmatismoResumo
Este artigo procura expor a crítica da filósofa Hannah Arendt (1906-1975) Ã s concepções educacionais do Pragmatismo, em especial ao pragmatismo de John Dewey (1859-1952). Primeiramente, é exposta brevemente a teoria educacional de Hannah Arendt com base no texto A crise na educação, seu único texto eminentemente educacional. Por se articular com o todo de sua obra, faz-se também incursões na vasta obra da autora, a fim de ampliar a compreensão do sentido da educação no conjunto da filosofia e da teoria política arendtiana. Posteriormente, é tratada a crítica objeto deste artigo, propriamente dita, com base numa análise do texto Democracia e Educação, de Dewey, Ã luz da teoria arendtiana
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
__________. A Condição Humana. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
__________. Responsabilidade e Julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Nacional, 1979.
KINOUCHI, Renato Rodrigues. “Notas introdutórias ao pragmatismo clássico”. In: Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 215-226, 2007.