Apresentação ao Dossiê
Sistemas Alimentares, Territórios em Disputa e Modos de Produzir a Vida
Resumo
DOSSIÊ: A comida e a fome: reflexões sobre transformações e diversidade dos sistemas alimentares contemporâneos.
ERRATA
O artigo "Fome e direitos humanos: uma análise sobre a insegurança alimentar entre migrantes e refugiados", de Caroline Filla Rosaneli, Yasmin Elero, Anna Silvia Penteado Setti Rocha, Thiago Rocha Cunha, e Rodrigo Alvarenga (pp. 286-319) foi incluído no Dossiê por decisão editorial considerando sua pertinência para a temática proposta.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.272, de 25 de agosto de 2010.
BRASIL. Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006.
CÂMARA CASCUDO, L. História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global Editora, 2020.
CONTRERAS, J.; GRACIA, M. Alimentação, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.
ESTEVE, E. V. O negócio da comida: quem controla nossa alimentação? 1. ed. Expressão Popular, São Paulo, 2017.
GAZOLLA, M.; SCHNEIDER, S.; (org.). Cadeias curtas e redes alimentares alternativas: negócios e mercados da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017.
PREISS, P. V.; SCHNEIDER, S. (org.). Sistemas alimentares no século XXI: debates contemporâneos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020.
SANTOS M.; GLASS, V. (org.). Altas do agronegócio: fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos. Fundação Heinrich Böll. Rio de Janeiro, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Marisa Barbosa Araujo , Elaine Moreira ; Marcos Pellegrini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.













