Geopolítica de um Retorno Anunciado
Hybris neoliberal na região latino-americana e a direitização do mundo
DOI:
https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv14n1.2020.26926Palavras-chave:
Neoliberalismo - Militarização - EstadoResumo
Algumas abordagens de Walter Benjamin e Antonio Gramsci são recuperadas para descrever a atmosfera social em que se desenvolveu, na Europa do segundo quarto do século XX, o processo do fascismo. Posteriomente argumenta-se como analogamente a luta para impor o neoliberalismo global é montada em princípios de comportamentos individualistas e competitivos semelhantes. O lugar que a América Latina ocupa na deriva histórica deste processo sublinha a importância de nossa região, a qual se encontra em disputa. A batalha contra a pretensa irreversibilidade da forma social neoliberal mostra processos persecutórios a quem a isso se opõe. Quando estas forças chegam a governar e conduzir o aparato estatal enfrentam toda uma rede consolidada de acordos e cumplicidades quase supra-constitucional que buscam promover na América Latina uma linguagem disciplinante ou persuasiva para impedir que os beneficiários deste modelo econômico vejam seus vorazes intereses minguados. A pugna pelo Estado e para onde este se conduza; para fins alternativos (sempre incertos), ou facciosos (que são encobertos sob o principio de um respeito irrestrito à “legalidade”), parece ser hoje o grande desafio que o Sul do mundo enfrenta.
Downloads
Referências
Alemán, Jorge. En la frontera. Sujeto y capitalismo. Barcelona: Gedisa, 2014.
Benjamin, Walter. “Rua de mão única” em Obras escolhidas II. Editora brasiliense: 1987.
Biagini, Hugo y Peychaux, Diego Fernández. El neuroliberalismo y la ética del más fuerte. Buenos Aires: Octubre, 2013.
Cano, Germán. Fuerzas de flaqueza. Nuevas gramáticas políticas: del 15m a Podemos. Madrid: La catarata, 2015.
Escalante Gonzalbo, Fernando. Historia mínima del neoliberalismo. México: Colegio de México, 2015.
Gómez, Ricardo. Neoliberalismo y seudociencia. Buenos Aires: Lugar, 1995.
Gramsci, Antonio. Cuadernos de la cárcel, vol. 6. México: Era, 2000.
Gramsci, Antonio. Odio a los indiferentes. Barcelona: Ariel, 2011.
Han, Byung-Chul. La sociedad del cansancio. Barcelona: Herder, 2012.
Han, Byung-Chul. Psicopolítica. Barcelona: Herder, 2014.
Harvey, David. Breve historia del neoliberalismo. Madrid: Akal, 2007.
Hinkelammert, Franz J.. Economía y revolución. Santiago: Editorial del pacífico, 1967.
Laval, Christian y Dardot, Pierre. La nueva razón del mundo. Ensayo sobre la sociedad neoliberal. Barcelona: Gedisa, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.