A dimensão do embeddedness na indústria do vinho: um estudo comparado entre Brasil e Chile

Autores/as

  • Marlon Vinícius Brisola Universidade de Brasília
  • Flávio Borges Botelho Filho Universidade de Brasília

Resumen

O conceito de embeddedness toma ênfase nos discursos das ciências sociais, no âmbito da sociologia econômica, na última década. Neste contexto, as discussões sobre o comportamento dos agentes participantes de uma relação de troca tomam maior importância e revelam a necessidade de uma maior compreensão das instituições que compõem uma estrutura de mercado. Com base nesta prerrogativa, o artigo discute o imbricamento entre a sociologia e a economia nas relações de troca na indústria do vinho, numa dimensão comparada entre Brasil e Chile. Desta forma, são descritos aspectos que revelam as particularidades dessa indústria, tal como o efeito terroir e as influências da marca, aroma e sabor no contexto mercadológico dos vinhos. Como resultado da análise comparativa, verifica-se elementos institucionais no campo das políticas públicas que descrevem uma maior participação do Estado chileno, em detrimento do brasileiro, no estímulo ao desenvolvimento dessa indústria.

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Publicado

2010-07-02

Cómo citar

Brisola, M. V., & Botelho Filho, F. B. (2010). A dimensão do embeddedness na indústria do vinho: um estudo comparado entre Brasil e Chile. Revista De Estudios Y Investigaciones Sobre Las Américas, 4(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/16101

Número

Sección

Artículos