Crise da Democracia Liberal, Neoliberalismo e Corpos na Rua no Brasil Contemporâneo

Reflexões sobre a política pública de cortes de recursos ao ensino superior público e faíscas insurgentes

Autores

  • Luciana Fernandes Puc/Rio/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv14n2.2020.31248

Palavras-chave:

Democracia; manifestações populares; neoliberalismo; educação superior pública

Resumo

Esse artigo que, metodologicamente servirá da revisão bibliográfica, se propõe a discutir neoliberalismo e a crise da democracia liberal brasileira, tomando como objeto de análise as decisões pelos cortes na educação superior pública anunciadas pelo Executivo federal a partir de maio de 2019. Para tanto, considera a precarização do ensino superior público, no Brasil, como parte integrante de um projeto de austeridade que se alastra pelo Ocidente, e que tem como escopo o aniquilamento dos programas de democratização, inclusão e participação ”“ especialmente hostis em território latino-americano. Por fim, encara as possíveis resistências ao processo, especialmente as organizadas em manifestações populares de estudantes e professores, como potência própria das “alianças dos corpos” que ressignificam “povo” e disputam o “político” em regressão, faíscas insurgentes ao contexto de austeridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Fernandes, Puc/Rio/UFRRJ

Professora substituta no Departamento de Ciências Jurídicas da UFRRJ e Pesquisadora do IPEA.

Referências

ALMEIDA, Ronaldo de. “Bolsonaro presidente: conservadorismo, evangelismo e a crise brasileira”. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 185-213, 2019.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. “Neoconservadorismo e liberalismo”. In: Ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, p. 27-34, 2018.

AVRITZER, Leonardo. O pêndulo da democracia. São Paulo: Todavia, 2019.

BALLESTRIN, Luciana. “Pós-democracias no sul global e a melancólica desdemocratização no Brasil contemporâneo”. In: Democratization, v. 34, n. 6, p. 690-714, 2016.

BELCHIOR. Sujeito de sorte. Polygram: 1976.

BLASI, Bruno. Ato contra corte na educação reuniu cerca de 150 mil manifestantes no Rio de Janeiro. Disponível em <https://agenciauva.net/2019/05/18/15-de-maio-de-2019-confira-fotos-da-manifestacao-no-rio-de-janeiro/>. Acesso em 13/04/2020.

BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Constituição 1988. Vol. 31. Centro de Documentação e Informação, Coordenação de Publicações, 2003.

BROWN, Wendy. El pueblo sin atributos: La secreta revolución del neoliberalismo. Barcelona: Malpaso, 2017.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CARNEIRO, Ceres Ferreira; SILVA, Silmara Dela; LAGAZZI, Suzy. “(D)O FEMININO EM MANIFESTAÇÃO: DISCURSOS DE RESISTÊNCIA NO ESPAÇO URBANO”. In: A Análise do Discurso e suas condições de produção. Anais de Congresso. IX SEAD, 2019. Disponível em http://anaisdosead.com.br/sead9_simposios.html.

CASARA, Rubens. ‘Precisamos falar da “direita jurídica”’. In: Ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, p. 73-78, 2018.

CASTEL, Robert. “Del postliberalismo al neoliberalismo”. In: Neoliberalismo versus democracia. v. 1, n. 31, pp. 225-226, 1998.

CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

CORREIO BRASILIENSE. Sem detalhar critérios, o ministro Weintraub disse que a medida considera o desempenho acadêmico aquém do esperado ou promoção de ‘bagunça, evento ridículo’. Disponível em <https://www.geledes.org.br/mec-mira-universidades-por-balburdia-e-corta-30-de-verba-da-unb/?gclid=EAIaIQobChMInciDwLS65gIViQSRCh2e4gmQEAAYASAAEgK13fD_BwE>. Acesso em 16/03/2020.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo, 2017.

__________, Anatomia do novo neoliberalismo. REVISTA IHU ON-LINE, 2019. Disponível em <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/591075-anatomia-do-novo-neoliberalismo-artigo-de-pierre-dardot-e-christian-laval:. Acesso em 18/03/2020.

EL PAÃS. Protestos contra cortes na educação: “O que o presidente diz é uma ofensa a nós que viemos à s ruas”. Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/15/politica/1557925930_773928.html >. Acesso em 19/03/2020

GALLEGO, Esther Solano. “Fatores da crise, corrupção e saídas para a mesma: refletindo e conversando”. In: Ponto-e-Vírgula: Revista de Ciências Sociais, v. 1, n. 19, pp. 126-139, 2016.

__________. “La Bolsonarización de Brasil”. In: Documentos de Trabajo IELAT, Versión Digital, ISSN: 1989”8819, v. 1, nº 121, abril 2019.

GOHN, Maria da Glória. “JOVENS NA POLÃTICA NA ATUALIDADE ”“ uma nova cultura de participação”. In: Caderno CRH, Salvador, v. 31, n. 82, p. 117-133, 2018.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

IBGE. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Disponível em < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf >. Acesso em 14/04/2020.

LAVAL, Christian. O ataque estratégico do neoliberalismo à educação. Blog da Boitempo, 2019. Disponível em <https://blogdaboitempo.com.br/2019/09/30/o-ataque-estrategico-do-neoliberalismo-a-educacao/>

METROPOLES. Após ministro chamar universidades de ‘balbúrdia’, pesquisadores reagem. Disponível em <https://www.metropoles.com/brasil/educacao-br/para-bolsonaro-educador-paulo-freire-era-um-energumeno>. Acesso em 16/03/2020.

MIGUEL, Clara Ramas San. “Social-identitarios y neoliberales autoritários: dos corrientes em la nueva internacional reaccionaria”. In: GUAMÁN, Adoración; MARTÃN, Sebastián; ARAGONESES, Alfons. Neofascismo: La bestia neoliberal. Siglo XXI de España Editores, 2019.

MIGUEL, Luis Felipe. “A reemergência da direita brasileira”. In: Ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, p. 17-26, 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Future-se: "É a maior revolução na área de ensino no país dos últimos 20 anos", diz ministro . Disponível em <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/52641> Acesso em 14/04/2020.

ORTEGA, Marcelo José Cabarcas et al. “Perspectivas interculturales en la escuela latinoamericana: empoderar el diálogo para superar la exclusión”. PolyphÅnía. Revista de Educación Inclusiva, v. 2, n. 1, p. 100-117, 2018.

PINTO, Céli Regina Jardim. Boletim Especial da ANPOCS n. 14, 2020. Disponível em http://www.anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/destaques/2326-boletim-n-14-as-ciencias-e-o-conhecimento-como-ameacas. Acesso em 28/03/2020.

REDE BRASIL ATUAL. Após ministro chamar universidades de ‘balbúrdia’, pesquisadores reagem. Disponível em < https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2019/05/apos-ministro-de-bolsonaro-chamar-universidades-de-balburdia-pesquisadores-reagem/ >. Acesso em 14/04/2020.

REVISTA FORUM. Deputado que quebrou placa de Marielle, Daniel Silveira cospe em mulher durante visita a universidade. Disponível em <https://revistaforum.com.br/politica/deputado-que-quebrou-placa-de-marielle-daniel-silveira-cospe-em-mulher-durante-visita-a-universidade/>. Acesso em 16/03/2020

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Fernandes, L. (2020). Crise da Democracia Liberal, Neoliberalismo e Corpos na Rua no Brasil Contemporâneo: Reflexões sobre a política pública de cortes de recursos ao ensino superior público e faíscas insurgentes. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 14(2), 287–309. https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv14n2.2020.31248

Edição

Seção

Dossiê Crises políticas na América Latina