Resenha - La historia de las Religiones en la Argentina ”“ Las Minorias Religiosas
Resumo
O livro “La historia de las Religiones en la Argentina ”“ Las Minorias Religiosas” apresenta, desde a perspectiva histórica, um panorama geral do campo religioso argentino. Embora a autora procure traçar este panorama de forma ampla, englobando as três religiões do Livro (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo), religiões orientais e os novos movimentos religiosos, a análise mais detalhada recai sobre as histórias do protestantismo e do judaísmo. A partir do questionamento do mito de que “ser argentino é ser católico”, resgata-se o papel de diferentes expressões religiosas no processo de ruptura com a perspectiva colonial de que a unanimidade religiosa deveria ser cristã e católica romana. Estas diferentes expressões religiosas, embora minoritárias, foram fundamentais para a consolidação de um campo religioso autônomo, relevante para impulsionar a secularização e para a formação de um país plural.
Downloads
Referências
BIANCHI, Susana. La Historia de las Religiones en la Argentina ”“ Las Minorias Religiosas. Buenos Aires: Editorial Sudamericana. 2. Ed, 2009, 361 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.