Resenha - La historia de las Religiones en la Argentina ”“ Las Minorias Religiosas

Autores

  • Romi Márcia Bencke Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião - UFJF

Resumo

O livro “La historia de las Religiones en la Argentina ”“ Las Minorias Religiosas” apresenta, desde a perspectiva histórica, um panorama geral do campo religioso argentino. Embora a autora procure traçar este panorama de forma ampla, englobando as três religiões do Livro (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo), religiões orientais e os novos movimentos religiosos, a análise mais detalhada recai sobre as histórias do protestantismo e do judaísmo. A partir do questionamento do mito de que “ser argentino é ser católico”, resgata-se o papel de diferentes expressões religiosas no processo de ruptura com a perspectiva colonial de que a unanimidade religiosa deveria ser cristã e católica romana. Estas diferentes expressões religiosas, embora minoritárias, foram fundamentais para a consolidação de um campo religioso autônomo, relevante para impulsionar a secularização e para a formação de um país plural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIANCHI, Susana. La Historia de las Religiones en la Argentina ”“ Las Minorias Religiosas. Buenos Aires: Editorial Sudamericana. 2. Ed, 2009, 361 p.

Downloads

Publicado

2018-11-21

Como Citar

Bencke, R. M. (2018). Resenha - La historia de las Religiones en la Argentina ”“ Las Minorias Religiosas. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 6(2), 127–130. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/19516

Edição

Seção

Resenhas