Campesinos, pueblos originarios y sectores obrero-populares en el proceso de cambio boliviano
Palavras-chave:
Bolívia. Movimiento al Socialismo. organização popular.Resumo
O artigo analisa as transformações ocorridas na Bolívia durante a última década, ponderando a importância dos diferentes setores sociais mobilizados contra as medidas neoliberais, destacando o papel dos povos originários e dos campesinos indígenas organizados sindicalmente, que emergem politicamente neste período. Busca retratar o processo de construção de um poder alternativo baseado na organização indígena, na força adquirida pelos cocaleiros e na “Confederación Sindical Única de Trabajadores Campesinos de Bolivia”, que contribuíram para o triunfo eleitoral do “Movimiento al Socialismo” que elege o presidente Evo Morales. Por fim, destaca a importância da “Central Obrera Boliviana”, especialmente do movimento mineiro organizado por meio da “Federación Sindical de Trabajadores Mineros de Bolivia” que promoveu a "Guerra del Gas", em outubro de 2003, e que acabou subestimado pelas visões políticas dominantes dentro do Movimiento al Socialismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.