De Sandino aos Contras: Formas e práticas da guerra na Nicarágua
Palavras-chave:
Nicarágua. Sandinismo. Democracia. Soberania. guerrilha.Resumo
De 1978 a 1987, a vida política nicaraguense foi marcada pela predominância dos afrontamentos armados. Longe de serem momentos atípicos na história nicaraguense do século passado, essas duas guerras, muitas vezes, parecem a sequência ou a retomada de gestos, cujas primeiras manifestações são atestadas desde o começo do citado século, por ocasião dos afrontamentos entre liberais e conservadores, particularmente no curso do levante de Augusto César Sandino, de 1927 a 1934, contra o general Emiliano Chamorro. A análise das guerras da América Central, na segunda metade do século XX, durante muito tempo, apresenta a oposição da práxis dos grupos de guerrilhas à quela das forças armadas regulares. Esta nascia da recusa dos grupos dominantes de que os grupos subalternos pudessem aceder aos postos mais altos. Aquela outra guerrilha visava stricto sensu à conservação da ordem estabelecida. Uma e outra seriam desde então perfeitamente antagônicas. O estudo das guerras civis nicaraguenses convida a outras aproximações e abordagens. Desde o começo do século XX, além das referências constitucionais de modelo democrático liberal, as referências à ordem e à violência estão no coração da experiência política nicaraguense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.