Movimento Zapatista: entre a política das armas e as armas da política
Resumo
Esse artigo busca explorar as tensões entre legalidade e ilegalidade, aceitação e repressão dos movimentos sociais pelo Estado, a partir da análise da trajetória do zapatismo em suas relações com os representantes do governo mexicano, do sistema político e da sociedade civil. Utilizaremos a noção de política cultural dos movimentos sociais para pensar a atuação do movimento na sociedade civil; em seguida empregaremos a noção habermasiana de esfera pública em oposição ao Estado e ao Mercado, analisando os escritos do líder do EZLN sobre a esquerda institucional (partidária) e a disputa eleitoral e a sua delimitação em oposição ao sistema político. Em seguida faremos um breve levantamento da política de repressão oficial e paramilitar contra as comunidades indígenas e a militância zapatista e, por fim, terminamos por problematizar os limites da autonomia zapatista. Como complemento à noção de política cultural do movimento social, e crítica à normatividade da esfera pública habermasiana, defendemos um resgate da dimensão histórica e geográfica do poder do Estado e do Mercado, evidenciada pela repressão cirúrgica contra a autonomia política das comunidades zapatistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.