Autonomia discente e valorização de subjetividades no Projeto Pedagógico da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília

Autores/as

  • Renata Cristina de Faria Gonçalves Costa Universidade de Brasília
  • João Otávio Fidanza Frota Universidade de Brasília

Palabras clave:

Educação jurídica democrática. Projeto Pedagógico. Autonomia discente.

Resumen

O artigo tem como intenção analisar como o novo Projeto Pedagógico da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, aprovado no Conselho dessa instituição, em 2012, pode contribuir para a construção de uma educação jurídica democrática por meio da valorização de subjetividades e do desenvolvimento da autonomia discente nos processos pedagógicos. Para tanto, sem pretensão de esgotar as novidades trazidas pelo Projeto, serão comentadas algumas inovações - lidas, neste atigo, à luz dos marcos de MOGILKA, WARAT, FREIRE, dentre outras contribuições teóricas - a fim de perceber como elas buscam aproximar essas práticas pedagógicas a práticas democráticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOURDIEU, Pierre. O pode simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CÂMARA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Resolução nº 1 de 9 de agosto de 2012. Estabelece os fundamentos, os princípios e as diretrizes para as atividades de extensão da UnB. Disponível em <http://www.unb.br/administracao/decanatos/dex/resolucoes_extensão/01_2012_resolução_fundamentos.pdf> Acesso em: 04/04/2013.

COSTA, Alexandre Bernardino. Ensino Jurídico: Disciplina e violência simbólica. Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina/Faculdade de Direito. Florianópolis, 1992.

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto Pedagógico. Brasília - DF, 2012. Disponível em <http://www.fd.unb.br/images/stories/FD/Eventos_e_Noticias/Projeto-PPP-Final.pdf> Acesso em: 04/04/2013.

FELIX, Loussia P. Musse. O projeto Alfa Tuning e a área de Direito: competências como eixo da formação na perspectiva latino-americana. Notícia do Direito Brasileiro, n. 13, p. 197-222. Brasília: UnB, 2006.

_______. Competências no processo de formação do bacharel em direito - Perspectivas para integração das demandas relativas ao estudante e às carreiras jurídicas. Revista de Direito GV, v. 2, pp. 01-10, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 20ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª edição. 2ª impressão. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

________. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26 edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 153-168.

KOZIMA, José Wanderley. Instituições, retórica e o bacharelismo no Brasil. In: WOLKMER, Antônio carlos (org.) Fundamentos de história de direito. 3 ed. 2. tir. rev. e ampl. - Belo Horizonte: Del Rey, 2006, pp. 314-330.

MOGILKA, M. O que é Educação Democrática? Contribuições para uma questão sempre atual. Paraná: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2003.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 16ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

RIBEIRO, Darcy. Universidade para quê? Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1986.

VERAS, Mariana Rodrigues. Campo do ensino jurídico e travessias para mudança de habitus: desajustamentos e (des) consrução do personagem. Dissertação de mestrado. Faculdade de Direito. Universidade de Brasília. Brasília, 2008.

WARAT, Luis Alberto. Educação, direitos humanos, cidadania e exclusão social: Fundamentos preliminares para uma tentativa de refundação. Out. 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/educacaodireitoshumanos.pdf>. Acesso em: 07/03/2013.

_________. Materialismo Mágico: XIII. Ago. 2007. Disponível em: <http://luisalbertowarat.blogspot.com.br/search/label/Materialismo%20M%C3%A1gico>. Acesso em: 14/11/2013.

Publicado

2014-01-14

Cómo citar

COSTA, Renata Cristina de Faria Gonçalves; FROTA, João Otávio Fidanza. Autonomia discente e valorização de subjetividades no Projeto Pedagógico da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 303–319, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20262. Acesso em: 24 nov. 2024.