POR UM DIREITO SOCIOAMBIENTAL À CIDADE: DIREITO, CONTROLE SOCIAL E REGULAÇÃO ADMINISTRATIVA DO ESPAÇO URBANO - A questão da qualidade da água no licenciamento ambiental do Setor Noroeste, Brasília.

Autores

  • Leonardo José Borges de Amorim Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Controle social. Direito à cidade. Licenciamento ambiental.

Resumo

A pesquisa destina-se a investigar as possibilidades de controle social sobre a atividade administrativa de regulação do meio urbano a partir da dinâmica dos procedimentos de governança democrática do espaço. Partindo da percepção de que o binômio discricionariedade/vinculação da atuação administrativa é insuficiente para lidar com a problemática do controle judicial de políticas públicas, postula-se a ideia de que o procedimento é capaz de unir o caráter democrático de múltiplas instâncias de organização da sociedade à potencialidade de exercício de um efetivo controle sócio-institucional sobre os atos administrativos, concretizado a partir da garantia de um direito socioambiental à cidade, direito subjetivo dos cidadãos em definir as formas legítimas de interação da sociedade com o meio ambiente. Analisa-se a observância às exigências desse direito no procedimento de licenciamento ambiental de um projeto urbanístico de Brasília, o Setor Noroeste, quanto à temática da qualidade da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÖCKENFORDE, Ernst-Wolfgang. "Los métodos de la interpretación constitucional - Inventario y crítica". In: Escritos sobre derechos fundamentales. Baden-Baden: Nomos. Veri.-Ges., 1993.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO FEDERAL, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.

DÉFICITI HABITACIONAL NO BRASIL 2008. Brasília: Secretaria Nacional de Habitação - Ministério das Cidades, 2011.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 20ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

DISTRITO FEDERAL. IBRAM - Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito federal. Processo Administrativo nº 0191-000070/1997. Requerimento de Licença Ambiental de Implantação do Setor Noroeste, 1997.

FERREIRA, Ximena Cardozo. "A Possibilidade do Controle da Omissão Administrativa na Implementação de Políticas Públicas Relativas à Defesa do Meio Ambiente". In: Revista de Direito Ambiental, n. 47. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

GADAMER, Hans-Georg. "Semântica e Hermenêutica". In: Verdade e Método II: Complementos e Índice. Petrópolis: Vozes, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia - Entre facticidade e validade. 4ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1994.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. 5ª Edição. São Paulo: Ed. Centauro, 2008.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 17ª edição. São Paulo: Ed. Malheiros, 2009.

MARICATO, Ermínia. "As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias - Planejamento urbano no Brasil". In: ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único - Desmanchando consensos. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

14-01-2014

Como Citar

BORGES DE AMORIM, Leonardo José. POR UM DIREITO SOCIOAMBIENTAL À CIDADE: DIREITO, CONTROLE SOCIAL E REGULAÇÃO ADMINISTRATIVA DO ESPAÇO URBANO - A questão da qualidade da água no licenciamento ambiental do Setor Noroeste, Brasília. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 279–301, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20261. Acesso em: 28 mar. 2024.