A REGRAVAÇÃO DE MÚSICAS COMO ESTRATÉGIA PARA RECUPERAÇÃO DE DIREITOS CONEXOS
ESTUDO DO CASO DAS REGRAVAÇÕES DE ÁLBUNS DA CANTORA TAYLOR SWIFT PELAS PERSPECTIVAS BRASILEIRA E ESTADUNIDENSE
Palavras-chave:
Reivindicação Autoral, Mercado Fonográfico, Proteção de CriadoresResumo
A indústria musical contemporânea enfrenta desafios significativos relacionados à proteção e reivindicação dos direitos autorais, destacando-se a prática de regravar músicas como um meio de recuperar direitos conexos - fenômeno que recentemente ganhou notoriedade no caso da cantora Taylor Swift. Assim, importa compreender as nuances legais e estratégicas adotadas por artistas na era digital, bem como as implicações dessa prática para a indústria. A proposta do estudo é analisar os direitos conexos na Indústria da Música, realizando um estudo de caso de regravação de álbuns realizada pela cantora Taylor Swift, bem como um estudo comparativo entre as regulamentações no Brasil e nos Estados Unidos. Dessa forma, questiona-se: quais as modalidades legais no direito brasileiro e norte-americano que permitem resguardar os direitos conexos na indústria musical, e quais as diferenças e semelhanças entre suas regulamentações? Nesse sentido, o objetivo geral da presente pesquisa é verificar as modalidades legais que garantem a proteção dos direitos conexos na indústria da música. A metodologia empregada é qualitativa, envolvendo procedimentos de revisão bibliográfica, bem como um estudo de caso para ilustração. Os resultados revelam que a regravação, quando realizada de forma estratégica, pode ser um meio eficaz de recuperar controle sobre obras musicais. No caso de Swift, a regravação de álbuns não apenas gerou repercussões financeiras, mas também trouxe à tona discussões sobre propriedade intelectual, fortalecendo sua posição como artista e influenciadora na indústria. Por outro lado, destaca-se que essa estratégia pode não ser viável para artistas emergentes, ressaltando a complexidade do cenário musical contemporâneo.
Downloads
Referências
ABRÃO, Eliane Y. Direitos de Autor e Direitos Conexos. São Paulo: Editora do Brasil, 2002. 229 p.
AHLGRIM, Callie. Olivia Rodrigo has full control of her masters because she paid attention to Taylor Swift's battle over her own music. Disponível em: https://www.insider.com/olivia-rodrigo-owns-master-recordings-taylor-swift-battle-2021-5. Acesso em: 27 ago 2023.
ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito autoral. Rio de Janeiro: Renovar, 1997. 754 p.
BARBOSA, Denis Borges. Tratado da propriedade intelectual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. t. I.
BITTAR, Carlos Alberto. Direito de autor. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1992. 168 pg.
BRASIL. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Lei de Direitos Autorais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acesso em: 10 ago 2023.
DMX – Spotify Top Songs. Disponível em: https://kworb.net/spotify/artist/1HwM5zlC5qNWhJtM00yXzG_songs.html. Acesso em: 24 ago 2023.
EBOLI, João Carlos de Camargo. Os direitos conexos. Revista CEJ, v. 7, n. 21, p. 31-35, abr./jun. 2003.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. United States Code. Title 17. Copyright Law of The United States and Related Laws. Disponível em: https://www.copyright.gov/title17/#:~:text=The%20United%20States%20copyright%20law,553%2C%2090%20Stat.%202541. Acesso em: 15 agosto 2023.
FRAGOSO, João Henrique da Rocha. Direito Autoral: Da Antiguidade à Internet. São Paulo: Quatier Latin, 2009. 406 p.
GERVAIS, Daniel. Related Rights in United States Law. Journal of the Copyright Society of the USA, v. 65, n. 4, p. 371-393, Fall 2018.
GINSBURG, Jane C. A Tale of Two Copyrights: Literary Property in Revolutionary France and America. Tulane Law Review, Nova Orleans, vol. 64, n. 5, p. 993-994, maio 1990.
Ultimate Prince. How Prince Tried to Re-Write His Past With ‘1999: The New Master’. Disponível em: https://ultimateprince.com/prince-1999-new-master-ep/. Acesso em: 27 ago de 2023.
How Taylor Swift (Legally) Changed Music Forever ft. Rick Beato. 2021. 1 vídeo (18 min 59 seg). Publicado pelo canal LegalEagle. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M-A_RrOeoWw. Acesso em: 20 ago 2023.
Lawyer Explains Why Taylor Swift is Re-Recording All Her Old Albums & Other T Swift Lawsuits. 2021. 1 vídeo (19 min 45 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AyjC6IKVcVs&t=11s. Acesso em: 20 de agosto de 2023.
LIND, J. R. Mid-Year Top Tours: No. 1 Taylor Swift’s ‘Eras Tour’. Disponível em: https://news.pollstar.com/2023/06/26/mid-year-top-tours-no-1-taylor-swifts-eras-tour/. Acesso em: 27 ago 2023.
MORILLOT, André. De la protection accordée aux oeuvres d’art, aux photographies, aux dessins et modèles industriels et aux brevets d’invention dans l’Empire d’Allemagne. Paris: Cotillon; Berlin: Puttkammer & Mühlbrecht, 1878. 184 p.
NUNES, Caian. Novos rumos: os detalhes sobre o acordo de Taylor Swift com a Republic Records. Disponível em: https://portalpopline.com.br/novos-rumos-os-detalhes-sobre-o-acordo-de-taylor-swift-com-a-republic-records/. Acesso em: 20 ago 2023.
OKAMOTO, Scott T. Musical Sound Recordings as Works Made for Hire: Money for Nothing and Tracks for Free. University of San Francisco Law Review, São Francisco, v. 37, n. 3, p. 783-812, 2003.
PARANAGUÁ, Pedro; BRANCO, Sérgio. Direitos Autorais. Rio de Janeiro: FGV, 2009. 144 p.
RECORDING ACADEMY – GRAMMY AWARDS. Frank Sinatra. Disponível em: https://www.grammy.com/artists/frank-sinatra/6581. Acesso em: 30 set 2023.
SUMMARY OF THE WIPO PERFORMANCES AND PHONOGRAMS TREATY (WPPT) (1996). Disponível em: www.wipo.int/treaties/en/ip/wppt/summary_wppt.html#:~:text=The%20Treaty%20also%
grants%20performers,prejudicial%20to%20the%20performer's%20reputation. Acesso em: 24 ago 2023.
TORRES, Leonardo. Taylor Swift publica carta aberta contra Scooter Braun e Big Machine Records. Disponível em: https://portalpopline.com.br/taylor-swift-publica-carta-aberta-contra-scooter-braun-e-big-machine-records/. Acesso em: 23 ago 2023.
WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION (WIPO). Understanding Copyright and Related Rights. Genebra: World Intellectual Property Organization, 2016. 40 p.
ZANINI, Leonardo Estevam de Assis. A Proteção Internacional do Direito de Autor e o Embate entre os Sistemas do Copyright e do Droit d’Auteur. Revista Videre, Dourados, v. 3, n. 5, p. 107-128, jan./jun. 2011.