PUNIÇÃO CORPORAL JUDICIAL NOS ESTADOS UNIDOS? LIÇÕES DA LEI CRIMINAL ISLÃMICA PARA CURAR AS DOENÇAS DO ENCARCERAMENTO DE MASSA

Autores

  • Mohamed Arafa Alexandria University Faculty of Law
  • Jonathan Burns Universidade de Indiana
  • Víctor Minervino Quintiere Instituto Brasiliense de Direito Público

Palavras-chave:

Sistema penitenciário dos EUA. Encarceramento. Castigo corporal judicial. Direito Islâmico.

Resumo

No final do ano de 2012, a população carcerária adulta nos EUA (que compreende indivíduos em liberdade condicional e em presídios) somava 6,94 milhões de pessoas, o equivalente a 1 em cada 35 adultos norte-americanos. Esses números representam a maior taxa de encarceramento do mundo. Além desses números altos, o sistema prisional dos EUA é: 1) caro, devido às grandes despesas estaduais e federais necessárias; e 2) ineficaz. Este artigo se propõe a analisar a política de punição corporal por ordem do Judiciário e como ela pode ajudar a reduzir os custos econômicos e sociais do encarceramento, que é a principal forma de se penalizar no sistema criminal da nossa sociedade. Faremos isso em quatro Partes. A Parte II examinará os cinco propósitos universais da punição, propondo uma definição de punição corporal judicial. A Parte II também trará uma análise comparativa da punição corporal judicial nos sistemas legais islãmico e norte-americano. A Parte III traz uma análise subjetiva dos autores a respeito do tema, primeiramente, admitindo as desvantagens do castigo corporal judicial tal qual implementado no direito penal islãmico, chegando à conclusão de que essa forma de punição é superior ao modelo predominante nos EUA. A conclusão a que se chega na Parte III é fundada em três argumentos principais, que mostram que o sistema que utiliza o castigo corporal judicial é mais eficaz, menos custosa e mais compassiva que o status quo do encarceramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-07-2020

Como Citar

ARAFA, Mohamed; BURNS, Jonathan; MINERVINO QUINTIERE, Víctor. PUNIÇÃO CORPORAL JUDICIAL NOS ESTADOS UNIDOS? LIÇÕES DA LEI CRIMINAL ISLÃMICA PARA CURAR AS DOENÇAS DO ENCARCERAMENTO DE MASSA. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 16, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/32740. Acesso em: 21 dez. 2024.