O DIREITO AUTO-SODOMIZADO PELA SUA PRÓPRIA RACIONALIDADE

Autores

  • Bruno Garrote Marques Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Determinismo. Liberdade. Vontade. Justiça. Irracionalismo.

Resumo

 O artigo se inicia tratando sobre a vontade humana e a sua maneira de agir por meio das figuras de Apolo e Dionísio. Segue-se uma análise acerca dos conceitos de determinismo e de liberdade. Após isso, pensa-se sobre a possibilidade de uma justiça pessoal ou jurídica em um sistema com e sem a liberdade como uma premissa. Conclui-se fazendo um estudo da vontade humana de impor os seus valores e a legitimidade para isso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. A ilusão da segurança jurídica: do controle da violência a violência do controle penal. 2. ed. Porto Alegre: Editora Livraria do advogado, 2003.

BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. Tradução: Juarez Cirino dos Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Revan (instituto carioca de criminologia), 2002.

DE SOUZA, José Cavalcante (seleção de textos e supervisão). Pré-Socráticos. Tradução: Cavalcante de Souza, Almeida Prado, Lana Borges, Martins Cavalcante, Francisco Kuhnen, Torres Filho, Ribeiro de Moura, Stein, Devegili, Frederico Flor e Regis. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1998.

___________________. O AntiCristo. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2007.

____________________. O Crepúsculo dos ídolos: ou como se filosofar com o martelo. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2006.

____________________. O Nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. Tradução, notas e posfácio: J. Giunsburg. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1992.

Downloads

Publicado

10-02-2010

Como Citar

MARQUES, Bruno Garrote. O DIREITO AUTO-SODOMIZADO PELA SUA PRÓPRIA RACIONALIDADE. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 11, 2010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20376. Acesso em: 24 abr. 2024.