DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:

UM DEBATE SOBRE O PNDH-3 E O NEDH À LUZ DA PEDAGOGIA FREIREANA

Autores

  • Diego Augusto Diehl Universidade Federal do Paraná - UFPR, Universidade Federal do Pará - UFPA e Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

educação em direitos humanos; pedagogia do oprimido; Paulo Freire.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir a relação entre  democracia e direitos humanos na perspectiva da pedagogia do oprimido  formulada por Paulo Freire, tomando como contexto as polêmicas recentemente suscitadas em relação ao 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Para isso, evidencia-se inicialmente o caráter político dos direitos humanos, e sua impossível neutralidade dentro de uma sociedade complexa e organizada em classes e grupos sociais com interesses muitas vezes diretamente antagônicos entre si. À luz do instrumental teórico fornecido por Karl Marx, são analisados os limites e as possibilidades dos direitos humanos dentro da sociedade capitalista vigente, especialmente no que tange aos povos oprimidos da periferia do atual sistema-mundo.  É justamente dentro dessa perspectiva geopolítica que se encontra a pedagogia freireana, cujas características essenciais e diferenças fundamentais em relação a outras matrizes político-epistemológicas são identificadas, de forma a contribuir para a construção de uma educação em direitos humanos baseada na alteridade latino-americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTAR, Eduardo C. B. Educação e metodologia para os direitos humanos. São Paulo: Quartier Latin, 2008.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da libertação. São Paulo: Loyola, s/d.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2003.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. Rio de Janeiro: Elfos, 1989.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, Karl. A questão judaica. Moraes, s/d. P. 26.

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et alli (orgs.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Ed. Universitária, 2007.

TRAGTENBERG, Mauricio et alli (orgs.). Marxismo heterodoxo. São Paulo: Brasiliense, 1981.

Downloads

Publicado

25-06-2012

Como Citar

DIEHL, Diego Augusto. DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:: UM DEBATE SOBRE O PNDH-3 E O NEDH À LUZ DA PEDAGOGIA FREIREANA. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 275–297, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20306. Acesso em: 20 abr. 2024.