LUZES! CÂMERA! DIREITO! REFLEXÕES SOBRE UMA APROXIMAÇÃO DIREITO E CINEMA A PARTIR DA MATRIZ TEÓRICA DE NIKLAS LUHMANN

Autores

  • Felipe Chaves Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

comunicação; direito; cinema; pedagogia.

Resumo

Tendo em vista a perceptível prevalência na sociedade contemporânea da imagem como elemento generalizado de comunicação, em detrimento, por exemplo, de uma cultura escrita, este trabalho se embasará na arte imagética, principalmente o cinema, para realizar uma observação acerca das possibilidades de reflexão do sistema do direito, seu operar e sua atuação sobre um ponto que ele mesmo não pode observar (seu pressuposto operativo). Tal percurso será realizado observando-se as fricções entre arte-e-direito para a oferta de novos sentidos sobre os quais se pautará esta monografia. Para a concretização do caminho, efetivou-se semeadura de pensamentos na seara da pedagogia do direito e leituras diversas acerca de pedagogia e teoria do direito a partir da lente sistêmica segundo Niklas Luhmann, referencial teórico adotado.

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Publicado

25-06-2012

Como Citar

PEREIRA, Felipe Chaves. LUZES! CÂMERA! DIREITO! REFLEXÕES SOBRE UMA APROXIMAÇÃO DIREITO E CINEMA A PARTIR DA MATRIZ TEÓRICA DE NIKLAS LUHMANN. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 79–117, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/20270. Acesso em: 21 nov. 2024.