APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS IN-TANDEM: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Suely Maria Machado de Queiroz
  • Wiliam César Ramos Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Aprendizagem in-tandem, Autonomia de aprendizagem, Aprendizagem de línguas, Estratégias de aprendizagem.

Resumen

Na aprendizagem de línguas in-tandem, dois participantes se comprometem a ajudar um ao outro na aquisição de um idioma. O presente artigo demonstra como esse tipo de aprendizagem favorece o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. Os resultados mostram que os participantes melhoraram suas estratégias de aprendizagem e desenvolveram outras. Concluímos que a aprendizagem in-tandem não só complementa a aprendizagem de uma segunda língua como também ajuda o indivíduo a tornar-se autônomo no seu processo de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Suely Maria Machado de Queiroz

Graduada em Letras pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (FUNEC). 

Wiliam César Ramos, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Letras. Especialista em
Ensino de Língua Inglesa (Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutor em Linguística e Língua Portuguesa (Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara).

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Publicado

2015-10-03

Cómo citar

QUEIROZ, Suely Maria Machado de; RAMOS, Wiliam César. APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS IN-TANDEM: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 21, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9608. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artigo