AUTONOMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA: uma proposta multi/intercultural

Autores/as

  • Leila Alves Medeiros Ribeiro
  • Washington Ribeiro

Palabras clave:

autonomia, ensino aprendizagem de LE, projeto.

Resumen

Partindo dos pressupostos da autonomia na aprendizagem, o projeto apresentado neste artigo busca uma versão política e psicológica da autonomia, na qual o aprendiz compreenda que a aprendizagem da língua inglesa não é somente aprender regras gramaticais. É possível fortalecer a sua capacidade de fazer escolhas e ter responsabilidade sobre elas, observando e aprendendo com culturas diferentes, e percebendo as nuances do contexto histórico e da importância para uma determinada nação, compreendendo, assim, a necessidade de respeitá-las e tendo o discernimento para coexistir, onde elas convivam em harmonia, sem que essas diferentes culturais percam seu valor ou se excluam mutuamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARCELOS, A.M.F. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. Linguagem & Ensino, v.9, n.2, p. 145-175, jul/dez. 2006.
BENSON, P.; VOLLER, P. Autonomy & independence in language learning. London and New York: Longman, 1997.
BENSON, P. Teaching and researching autonomy in Language Learning. London: Longman, 2001.
DAM, L. Learner autonomy in practice. In: GATHERCOLE, I. (ed.). Autonomy in language learning. London: CILT, 1990.
FINCH, A. Autonomy: Where Are We? Where Are We Going? Featured presentation at the JALT CUE
Conference on Autonomy, May 13/14th 2001. Disponível em: <http://www.finchpark.com/arts/autonomy/index.htm> , acesso em 30.6.2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção leitura)
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na pratica. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas. 4ª edição. 2006.
KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching. NY:Oxford University Press. 1996
KRAMSCH, C. Language and Culture. NY:Oxford University Press. 1998
LARSEN-FREEMAN, D. Expanding the roles od learners and teachears in learner-centered instrution. In W. A. Renandya & G. M. Jacobs (Eds.). Learners and language learning. Singapore: Seameo Regional Language Centre. p. 207-226.1998.
LITTLE, D. Autonomy: definitions, issues and problems. Dublin: Authentik, 1999.
LITTLEWOOD, W. "Autonomy": an anatomy and a framework. System. Vol. 24, N. 4, p.427-435, 1996.
MACARO, E. Target language, collaborative learning and autonomy. Clevendon: Multilingual Matters, 1997.
OLIVEIRA, E.; MOTA, I.O. Ensino de língua inglesa na educação básica: entre a ‘qualidade’ dos cursos de idiomas de iniciativa privada e o silenciamento das escolas públicas estaduais paulistas. Trabalhos de Lingüística Aplicada, n.42, p. 125-134, 2005.
PAIVA, V.M.O. Autonomia e complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem. In: FREIRE, M.M.; VIEIRA-ABRAHÃO, M.H.; BARCELOS, A.M.F. (Org.) Lingüística Aplicada e contemporaneidade. Campinas: Pontes/ALAB, 2005. p.135-153. Disponível em: <www.veramenezes.com/autocomplex>. Acessado em 30.6.2007.
RIBEIRO, L.A.M. “Eu odeio inglês!” Os bloqueios no processo de aprendizagem. Monografia (Letras Português/Inglês). Faculdade Jesus Maria José (FAJESU), Brasília, 2004.

Publicado

2015-10-04

Cómo citar

RIBEIRO, Leila Alves Medeiros; RIBEIRO, Washington. AUTONOMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA: uma proposta multi/intercultural. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 10, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9353. Acesso em: 31 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.