A interdisciplinaridade nos Comitês de Ética em Pesquisa da Região Centro Oeste, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24533Palabras clave:
Ética em Pesquisa. Comitês de Ética. Interdisciplinaridade.Resumen
Introdução: o sistema CEP/CONEP integrado pelos Comitês de Ética em Pesquisa e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento de pesquisas dentro de padrões éticos. Segundo a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, o colegiado deve ser composto por membros de ambos os gêneros, multidisciplinar e multiprofissional, e contar com pelo menos um representante de usuário. Com um total de 829 CEP em atividade no país, observa-se uma prevalência maior de profissionais advindos/oriundos da área da saúde e/ou biomédica, porém os CEP devem contar com membros de diferentes áreas de atuação e carreiras.
Descargas
Citas
Novaes MRCG, Guilhem D, Lolas F. Dez anos de experiência do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasil. Acta Bioethica; 14 (2): 185-92, 2008.
Costa RC, Maluf F. Estudo analítico da interdisciplinaridade na composição dos membros dos Comitês de Ética em Pesquisa no Brasil. Bioethikos; 8(1): 53-60, 2014.