A interdisciplinaridade nos Comitês de Ética em Pesquisa da Região Centro Oeste, Brasil

Authors

  • Rita de Cássia da Costa Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
  • Fabiano Maluf Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24533

Keywords:

Ética em Pesquisa. Comitês de Ética. Interdisciplinaridade.

Abstract

Introdução: o sistema CEP/CONEP integrado pelos Comitês de Ética em Pesquisa e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento de pesquisas dentro de padrões éticos. Segundo a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, o colegiado deve ser composto por membros de ambos os gêneros, multidisciplinar e multiprofissional, e contar com pelo menos um representante de usuário. Com um total de 829 CEP em atividade no país, observa-se uma prevalência maior de profissionais advindos/oriundos da área da saúde e/ou biomédica, porém os CEP devem contar com membros de diferentes áreas de atuação e carreiras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita de Cássia da Costa, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Assessora Técnica Especializada da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Fabiano Maluf, Universidade de Brasília

Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB).

References

Novaes MRCG, Guilhem D, Lolas F. Dez anos de experiência do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasil. Acta Bioethica; 14 (2): 185-92, 2008.

Costa RC, Maluf F. Estudo analítico da interdisciplinaridade na composição dos membros dos Comitês de Ética em Pesquisa no Brasil. Bioethikos; 8(1): 53-60, 2014.

Published

2019-04-12

How to Cite

Costa, R. de C. da, & Maluf, F. (2019). A interdisciplinaridade nos Comitês de Ética em Pesquisa da Região Centro Oeste, Brasil. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 57. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24533