Cinco anos de experiência dos Comitês de Ética em Pesquisa do Distrito Federal: estudo de caso

Autores

  • Rita de Cássia da Costa Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
  • Fabiano Maluf Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24532

Palavras-chave:

Ética em Pesquisa. Comitês de Ética. Bioética.

Resumo

Introdução: a análise ética dos protocolos de pesquisas envolvendo seres humanos tem como objetivo proteger os participantes de pesquisas e dar legitimidade ao processo. Nesse sentido, de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, compete aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), após análise, emitir parecer devidamente motivado, no qual se apresente de forma clara, objetiva e detalhada a decisão do colegiado dentro de um prazo estipulado em norma operacional. De um total de 829 CEP existentes no Brasil, o Distrito Federal (DF) conta atualmente com dezessete CEP em atividade distribuídos entre universidades, instituições de ensino e hospitais de Brasília.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia da Costa, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Assessora Técnica Especializada da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Fabiano Maluf, Universidade de Brasília


Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. 

Referências

NOVAES MRCG, GUILHEM D, LOLAS F. Dez anos de experiência do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasil. Acta Bioethica; 14 (2): 185-92, 2008.

COSTA RC, MALUF F. Estudo analítico da interdisciplinaridade na composição dos membros dos Comitês de Ética em Pesquisa no Brasil. Bioethikos; 8(1): 53-60, 2014.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Costa, R. de C. da, & Maluf, F. (2019). Cinco anos de experiência dos Comitês de Ética em Pesquisa do Distrito Federal: estudo de caso. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 56. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24532

Edição

Seção

Suplemento