Efeito do armazenamento sobre a qualidade fisiológica de sementes de soja produzidas em sistema agroecológico
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i3.50042Palavras-chave:
Embalagens, germinação, vigor de sementesResumo
Um dos fatores responsáveis pelo sucesso da safra da soja produzida com manejo agroecológico é o uso de sementes com alto vigor, que pode ser influenciado pelas condições de armazenamento das sementes. Objetivou-se avaliar a qualidade fisiológica de quatro lotes de sementes de soja produzidas sob manejo agroecológico, acondicionadas em embalagem de papel e de plástico nas condições de câmara climatizada (17 ± 2ºC/ 55% UR) e em condições não controladas de ambiente, durante 150 e 200 dias de armazenamento. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições para cada tratamento, em esquema fatorial 4 x 2 x 2 x 2. O potencial fisiológico das sementes foi avaliado por meio do teste de primeira contagem, germinação, envelhecimento acelerado, índice de velocidade de emergência, comprimento e massa seca de parte aérea e de raiz. Sementes de soja produzidas sob manejo agroecológico podem ser armazenadas em embalagem de papel ou de plástico em câmara climatizada até 150 dias de armazenamento. Em condições não controladas de temperatura e umidade relativa, o armazenamento das sementes deve ser conduzido em embalagem de papel.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.