Bioatividade de preparados homeopáticos e extratos vegetais sobre Acanthoscelides obtectus (Coleoptera:Bruchidae) em grãos de feijão armazenados
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i2.50036Palavras-chave:
Caruncho do feijão, homeopatia, grãos armazenadosResumo
Este trabalho teve o objetivo de avaliar os efeitos de preparados homeopáticos e extratos vegetais na preferência para ovoposição e progênie de Acanthoscelides obtectus em feijão preto armazenado em testes com chance de escolha, em condições de laboratório. Grãos de feijão foram, separadamente, tratados com os preparados homeopáticos na 30 CH de Chenopodium ambrosioides, Taraxacum officinale e isoterápicos de A. obtectus, e com os extratos alcóolicos de Artemisia absinthium L., Ruta graveolens L. e Rosmarinus officinalis L. todos aplicados na proporção de 3 mL por 100 g de grãos. Três bioensaios com cinco repetições foram constituídos por arenas, para liberação de 200 adultos de A.obtectus com idade até 24 horas, em sala climatizada a temperatura de 25 ± 2 ºC, 60 ± 1 0 % de UR. A contagem dos insetos junto aos grãos foi realizada em intervalos de 12 horas, por 10 dias. Aos 35 dias após a infestação iniciou-se a avaliação da emergência da progênie. Grãos de feijão tratados com preparados homeopáticos, e os extratos vegetais não causam repelência a adultos de A. obtectus. No entanto, os preparados homeopáticos reduzem a progênie do inseto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.