FINAIS DE SEMANA AGROECOLÓGICOS NA ROÇA DA LIBERTAÇÃO
Resumo
O objetivo deste trabalho foi sistematizar a experiência do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Agricultura Orgânica Cajuí (NEA-Cajuí) e apontar como a parceria com o NEA Cajuí, em especial a partir dos finais de semanas agroecológicos, colaborou para a família Rego construir sua “Roça da Libertação”. A sistematização apontou que no desenho dos agroecossistemas sustentáveis é preciso, com conhecimento, articular alguns componentes importantes, quais sejam, a organização e o planejamento, as relações interpessoais (com a família e comunidade), o manejo da biodiversidade, o solo de qualidade e a espiritualidade. Estes componentes, articulados, são importantes para a transição agroecológica e permitem avançar a compreensão dos processos políticos, valorizar a cultura local, despertar a consciência ambiental e respeitar os valores éticos. Por isso a Roça é de Libertação!Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Agroecologia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.