FINAIS DE SEMANA AGROECOLÓGICOS NA ROÇA DA LIBERTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.50002Resumen
O objetivo deste trabalho foi sistematizar a experiência do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Agricultura Orgânica Cajuí (NEA-Cajuí) e apontar como a parceria com o NEA Cajuí, em especial a partir dos finais de semanas agroecológicos, colaborou para a família Rego construir sua “Roça da Libertação”. A sistematização apontou que no desenho dos agroecossistemas sustentáveis é preciso, com conhecimento, articular alguns componentes importantes, quais sejam, a organização e o planejamento, as relações interpessoais (com a família e comunidade), o manejo da biodiversidade, o solo de qualidade e a espiritualidade. Estes componentes, articulados, são importantes para a transição agroecológica e permitem avançar a compreensão dos processos políticos, valorizar a cultura local, despertar a consciência ambiental e respeitar os valores éticos. Por isso a Roça é de Libertação!Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.