CONHECIMENTOS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS DE COMUNIDADES TRADICIONAIS EM VISEU/PA:
VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v14i3.22522Palavras-chave:
Etnobotânica, sabedorias, plantas curadorasResumo
O Brasil conta com ampla tradição no uso das plantas medicinais vinculadas ao conhecimento popular. Este trabalho tem como objetivo identificar as formas de obtenção e repasse dos conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais nas comunidades Taperebateua, João Grande e Bairro do Mangueirão de Viseu/PA, detentoras de valorosos conhecimentos sobre esses vegetais. O estudo é um levantamento de caráter qualitativo. Na coleta dos dados, foram utilizadas observações do participante, bem como entrevistas formais e informais, por meio de um questionário semi-estruturado. Verificou-se que as famílias foram capazes de manter suas tradições, com o uso de plantas medicinais para o tratamento de enfermidades por meio do repasse dos conhecimentos entre as gerações e pela contínua agregação de novos elementos a sua sabedoria. Essa prática viabilizou sua reprodução até os dias atuais e poderá possibilitar o tratamento terapêutico nessa e nas próximas sucessões dos grupos sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.