Avaliação da Sustentabilidade em Pastagens
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i1.49679Palavras-chave:
Indicadores, Qualidade do solo, Pastoreio Racional VoisinResumo
Os sistemas de produção agroecológicos mantém a qualidade do solo e produzem alimentos. O trabalho foi desenvolvido na região Oeste de Santa Catarina, entre as safras de inverno e verão de 2011 avaliando a sustentabilidade de dois sistemas com pastagens manejados sob Pastoreio Racional Voisin (SP PRV) em comparação com dois sistemas manejados de forma convencional (SPC), além da realização de análises químicas e físicas do solo. O SP PRV apresentou médias superiores para o estado dos resíduos orgânicos e cor, odor e teor de matéria orgânica em relação ao SPC. A análise de agrupamento separou os sistemas SP PRV e SPC, tanto na estação de verão como na de inverno, demonstrando que os avaliadores tiveram sensibilidade semelhante ao ponderar os atributos avaliados em cada sistema. Ao considerar os indicadores em conjunto, o SP PRV também apresentou médias superiores. Verificou-se que as avaliações quantitativas se inter-relacionam com as qualitativas e ajudam agricultores a compreender os processos que permeiam o bom desempenho de pastagens manejadas adequadamente, como o caso do PRV, melhorando a qualidade solo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.