Avaliação da qualidade fisiológica e sanitária de sementes de feijão-vagem (Phaseolus vulgaris L.) produzidas sob manejo orgânico e submetidas ao congelamento.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i3.49641Palavras-chave:
Agricultura orgânica, Phaseolus vulgaris L, CongelamentoResumo
Resumo Com o avanço da agricultura orgânica, cresce a demanda por sementes de qualidade oriundas desse sistema de produção. O uso de agroquímicos é amplamente utilizado no tratamento de sementes convencionais. No entanto, estes produtos são vetados em todo o manejo do sistema orgânico de produção. Tratamentos alternativos devem ser utilizados com eficiência, preservando a qualidade física, fisiológica e sanitária das sementes. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade fisiológica e sanitária de sementes de feijão vagem produzidas sob o cultivo orgânico e submetidas ao congelamento. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Controle de Qualidade de Sementes, do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e no laboratório de Análises de Sementes do Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica (CEPAO) /Empresa de pesquisa agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO RJ), ambos localizados no município de Seropédica-RJ. Dois lotes de sementes orgânicas de feijão-vagem, com teores de água de 9 e 12% foram acondicionados em garrafas PET (politereftalato de etileno) no freezer à uma temperatura de -18° C por 24 e 48 horas. Avaliou-se a qualidade fisiológica por meio dos testes de germinação e vigor (primeira contagem e condutividade elétrica) e a sanidade através do Blotter test. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições em esquema fatorial 2 x 2 x 2 (dois lotes x dois teores de água x dois períodos de exposição à temperatura de -18°C). Sementes com teores de água 9 e 12 % submetidas à temperatura de -18°C não apresentaram redução da qualidade fisiológica quando o tempo de exposição utilizado foi de 24 horas. O congelamento durante o período de 24 horas diminuiu a incidência de fungos nas sementes dos dois lotes avaliados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.