Fontes de silício na indução de resistência a insetos-praga e no desenvolvimento de plantas de batata inglesa
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49116Palavras-chave:
insetos-praga, agricultura orgânica, Solanum tuberosum, adubação silicatada, agricultura familiarResumo
O controle de insetos-praga exclusivamente com inseticidas sintéticos ocasiona diversos efeitos colaterais. A indução de resistência de plantas é uma estratégia em potencial para prevenir danos de insetos na cultura. Os objetivos deste trabalho foram avaliar os efeitos das fontes de silício na indução de resistência aos principais insetos-praga, no desenvolvimento e produtividade da cultura de batata inglesa em cultivo orgânico. As plantas foram submetidas aos seguintes tratamentos: 1- adubação via solo com agrosilício na dosagem correspondente a 8 t/ha; 2- adubação foliar com solução de ácido silícico a 0,8%; 3- adubação foliar com solução de cinza de eucalipto a 5% e 4- testemunha. As avaliações dos insetos-praga foram realizadas aos 20, 40 e 60 dias após a emergência das plantas, contando-se o número de pulgões, injúrias foliares provocadas por Diabrotica spp. e folíolos minados por Liriomyza spp. Foi determinado a altura, o diâmetro e a produtividade, bem como os teores de tanino e lignina das plantas. O ácido silícico atuou como indutor da síntese de tanino na planta e a cinza ou agrosilício agiu como promotor do desenvolvimento vegetativo das plantas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.