Avaliação da deterioração socioeconômica e ambiental da microbacia do córrego Saudade, afluente do rio Uberaba
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v4i3.49035Palavras-chave:
Degradação ambiental, erosão, recursos naturais, sustentabilidadeResumo
O manejo integrado da bacia hidrográfica visa à recuperação ambiental dessas unidades, equilibrando os ecossistemas e buscando a sustentabilidade dos recursos naturais. Com objetivo de avaliar a deterioração socioeconômica e ambiental na microbacia do córrego Saudade, foram aplicados os questionários adaptados do CIDIAT em 75% das propriedades da área em estudo, onde foram abordados aspectos socioeconômicos e ambientais. Os índices calculados para deterioração social, econômica, tecnológica, socioeconômica e ambiental foi de 47,4; 82,6; 55,9; 53,5 e 20,8%, respectivamente. A microbacia do córrego Saudade se encontra em elevado processo de deterioração, com mais de 50% da área comprometida; A deterioração para o fator econômico de 82,6% reflete as condições precárias de vida do morador da região; o valor obtido para deterioração ambiental de 20,8% não reflete o que foi observado nas visitas de campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.