NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) E A AGRICULTURA FAMILIAR NO LITORAL DO PARANÁ:
IMPLICAÇÕES ECONÔMICAS, SOCIAIS E PSICOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i4.23282Palabras clave:
Economia, Pandemia, Agroecologia, Agricultura orgânicaResumen
Visando subsidiar uma melhor compreensão do cenário atual da crise instalada pelo Novo Coronavírus no campo, apresenta-se o resultado de uma pesquisa exploratória descritiva junto a 21 pequenos produtores rurais no litoral do Paraná. Os resultados evidenciaram que a pandemia gerou uma redução na renda familiar na ordem de 63,4%. O temor pelo futuro gerou implicações psicológicas, tendo sido registrados quadros marcados pelo medo, tensão e desconfiança, porém não houve evolução para quadros depressivos. A provável explicação para essa situação pode residir no fato de que as famílias mantiveram suas atividades laborais, o que pode ter contribuído para o combate aos efeitos psicológicos. Ademais, as novas tecnologias e redes sociais se apresentaram como as principais formas de atingir o distante consumidor, tendo as novas gerações assumido um papel comercial nas vendas, sendo essas medidas apontadas como a principal ação de enfrentamento à pandemia. A partir desse contexto, urge que seja pensado pelos produtores rurais o fortalecimento da classe, o que pode conferir maior poder de barganha, e que se façam ter visibilidade, visto que essa é uma situação ainda não percebida pelo poder público nesse período de pandemia causado pelo Novo Coronavírus.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.