A transição para um sistema agroalimentar mais sustentável: o papel da Agroecologia e suas mudanças epistemológicas
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v14i2.22946Resumen
Diante dos múltiplos problemas ambientais, sociais e econômicos do atual sistema agroalimentar global, os desafios são vários. Entre eles pode ser destacada a necessidade de elaboração de novas epistemologias. A Agroecologia traz novas bases epistemológicas com vistas à construção de um sistema agroalimentar mais sustentável e justo. Esse artigo objetiva apontar as principais mudanças epistemológicas presentes na proposta agroecológica e suas potenciais implicações práticas em direção aos sistemas agroalimentares mais sustentáveis. Assim, por meio da análise, primeiramente, dos fundamentos da construção dos conhecimentos da ciência moderna e depois, dos da Agroecologia, constatou-se um pluralismo epistemológico na Agroecologia que se alicerça na visão holística dos sistemas, integrando a coevolução dos processos sociais e naturais, o diálogo da diversidade dos saberes e na admissão das questões éticas e ideológicas. O estabelecimento dessas novas bases epistemológicas associadas a novos focos metodológicos permite mudanças nas práticas agrícolas, nos valores e comportamentos dos cidadãos promovendo uma filosofia da ética.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista Brasileira de Agroecologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.