A agroecologia e os serviços ecossistêmicos: um estudo de caso nos assentamentos do município de Iperó/SP
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i3.50076Resumen
Nos agroecossistemas, os(as) agricultores(as) são os(as) principais gestores(as) dos recursos naturais e, assim, responsáveis pelos impactos decorrentes. Compreender como os agricultores percebem e interagem com os recursos naturais é de grande importância para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas. O ser humano interage constantemente com os ecossistemas, utilizando diversos bens e serviços, denominados “Serviços Ecossistêmicos” (SEs). Neste âmbito, os agroecossistemas constituem um grande fornecedor de bens e serviços. Este trabalho teve por objetivo avaliar a percepção dos(as) agricultores(as) em transição agroecológica sobre os SEs, localizados em Iperó/SP, nos assentamentos Ipanema e Horto Bela Vista, próximos à Floresta Nacional de Ipanema. Como método de investigação, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas no ano de 2014, a fim de examinar as práticas agrícolas adotadas e seus impactos sobre os agroecossistemas. Como resultados da pesquisa, observou-se maior percepção dos serviços diretamente ligados a aspectos produtivos e a relação da percepção com fatores socioeconômicos.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Brasileira de Agroecologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.