Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil

Autores/as

  • João Vitor Quintas Balla IFB - Instituto Federal de Brasília
  • Luciana Miyoko Massukado IFB - Instituto Federal de Brasília
  • Vania Costa Pimentel IFB - Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v9i2.49709

Palabras clave:

Agroecologia, Ensino

Resumen

Os cursos de agroecologia têm crescido os últimos anos e sua introdução nas instituições de ensino se deu, em especial, a partir dos anos 2000. Desde então, diversos cursos são criados anualmente. No entanto, são poucos e dispersos os estudos que realizam uma análise quantitativa sistematizada sobre o ensino da agroecologia no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar os cursos em agroecologia, no âmbito da educação formal, que estão em funcionamento no Brasil, por região geográfica e nível de formação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa utilizando como método um estudo exploratório descritivo em que foi realizado levantamento nos sites governamentais aliado ao envio de e-mails e ligações telefônicas para as instituições de ensino. Durante o período da pesquisa foram identificados 136 cursos, sendo 108 cursos de nível técnico, 24 cursos de graduação e 4 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo que a maioria dos cursos se concentra na região nordeste. Ao final da pesquisa constatou-se que as instituições de ensino ainda estão tentando descobrir o “como fazer” o ensino em Agroecologia de forma a contemplar suas diversas dimensões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-09-01

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.