Agricultura familiar e Agroecologia: um olhar sobre o caminhar da juventude rural no sudoeste paranaense
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i3.49599Palabras clave:
Agroecologia, sucessão familiar, gênero, sustentabilidade, juventude ruralResumen
O objetivo do artigo é apresentar algumas reflexões sobre os padrões sucessórios da agricultura familiar em agroecossistemas hortícolas de base ecológica no sudoeste paranaense. Os dados apresentados apontam que a mão de obra familiar nestas unidades de produção tem como tendência a sua escassez, visto que grande parte dos envolvidos nas atividades tem idade superior a trinta anos. Dos seis agroecossistemas pesquisados, os jovens integram apenas duas das famílias agricultoras, porém os mesmos não participam das atividades dos agroecossistemas. Este cenário proporciona uma reflexão a respeito do futuro da agricultura familiar e da Agroecologia na região, evidenciando assim a necessidade de ações para o seu fortalecimento, sendo que este é um dos caminhos para o desenvolvimento regional sustentável.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.