Fósforo, nitrogênio, lignina, celulose e polifenóis em amostras de serrapilheira foliar de Neea macrophylla, Cecropia palmata e Casearia arborea no Nordeste do Estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v4i3.49023Palabras clave:
serrapilheira, dinâmica de decomposição, fósforoResumen
A necessidade de se conhecer a dinâmica de decomposição da serrapilheira (liteira) foliar de espécies potencialmente acumuladoras de fósforo (P) como Neea macrophylla e Cecropia palmata ao longo do tempo, é fundamental na seleção de mulch para a tecnologia de preparo de área para plantio denominada slash and mulch adotada em alguns sistemas agrícolas a Nordeste do Estado do Pará. Com o intuito de caracterizar quantitativamente e temporalmente as Taxas de Incremento de P e N ao longo do processo inicial de decomposição da liteira foliar das espécies estudadas correlacionando com as concentrações iniciais de lignina, celulose e polifenóis, este experimento foi então desenvolvido alocando-se bolsas de decomposição sobre a serrapilheira de uma floresta secundária no Município de Igarapé-Açú, estado do Pará. Os resultados indicaram uma alta correlação (r=-0,82) entre a concentração de polifenóis iniciais no liteira e a perda de biomassa ao longo de 210 dias; a liberação de fósforo (P) durante o processo de decomposição foi determinada em parte pelas concentrações de lignina iniciais (r=-0,54) mas sobretudo de celulose (r=-0,73) e as concentrações de N-NH4 na liteira foliar ao final do período de observação mostraram dependência da concentração inicial de lignina. Neea macrophylla foi a espécie que perdeu mais rapidamente biomassa para o solo mostrando ser uma espécie importante no processo de ciclagem de fósforo em ambientes com deficiência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.