Irresponsabilidade pela omissão deliberada
Abstract
O plágio é atualmente uma grande preocupação no chamado “mercado editorial científico”. Os debates acerca desse fenômeno se dão em duas diferentes abordagens, porém complementares. Uma delas afirma que o número de casos de plágio “parece” ter aumentado, tanto em função das ferramentas mais eficientes que hoje dispomos para a sua detecção, como pela maior divulgação dos trabalhos científicos (Internet). A outra, assevera que tais atos seriam derivados de falhas, tanto dos professores, quanto dos critérios quantitativos que hoje caracterizam as avaliações dos pós-graduações e dos pesquisadores/cientistas. Sobre o primeiro aspecto, concordamos, porque plágios não eram, infelizmente, incomuns, mesmo quando não havia a Internet. Não eram incomuns relatos de trabalhos copiados, de TCC's plagiados, do uso de dados de pesquisa sem autorização e até mesmo de teses e dissertações que nada mais eram do que meras traduções, tanto em instituições de ensino superior, como em centros de pesquisa. Eram eventos tristes e vergonhosos sussurrados nas mesas de café, nos corredores, ou em momentos informais de reuniões. Quanto ao segundo aspecto, temos nossas ressalvas, pois sabemos que alguns professores simplesmente não informam seus alunos sobre a gravidade em que consiste a prática do plágio, ou mesmo, da importância ética da honestidade científica, aspecto basilar em uma Academia. No entanto, temos certeza, que a maioria esmagadora dos profissionais de Ensino discorda, repudia e combate essa prática que poderíamos chamar de “irresponsabilidade pela omissão deliberada”. Quanto aos alunos, vale a antiga, porém válida, máxima do Direito que afirma que “desconhecer uma regra não justifica o seu descumprimento”. Aliás, é parte integrante de seu processo de formação buscar instruir-se acerca das regras e fundamentos éticos fundamentais para uma vivência acadêmica e científica.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 autor
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Notice
The copyright of articles published in this journal remains with the authors, with first publication rights for the journal.
License
When published in this open access journal, licensed through CC BY 4.0, articles are distributed free of charge and can be shared and adapted for any purpose, including commercial. As attribution of use, the license requires that due credit be given, with a link to the license and indication of changes. This does not mean that the licensor endorses the use of the information in the article, or the person who used this information. It also implies the impossibility of applying legal or technological measures that restrict the use of the information by third parties.