Visita técnica como instrumento para estimular o pensamento crítico em sustentabilidade: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v20i4.57423Palavras-chave:
Agroecossistemas, Biodiversidade, Metodologia Ativa, Transição AgroecológicaResumo
Apesar do reconhecimento dos benefícios das práticas agrícolas sustentáveis, elas ainda são pouco abordadas na formação acadêmica. Este trabalho tem como objetivo discutir, por meio de um relato de experiência, como a visita técnica a sistemas agroecológicos pode funcionar como metodologia ativa integradora, estimulando o pensamento crítico em sustentabilidade socioambiental na formação acadêmica. A metodologia utilizada é um relato de experiência baseado em observações diretas e diálogos informais com agricultores durante a visita técnica a um sistema agroflorestal e a uma produção de macroalgas. Os resultados indicam que a atividade proporcionou uma experiência prática interdisciplinar, integrando teoria e prática, evidenciando a contribuição dessas práticas para a sustentabilidade agrícola e conservação ambiental. Conclui-se que visitas técnicas, como metodologia ativa, favorecem o pensamento crítico e a interdisciplinaridade no ensino superior, reforçando a importância de políticas públicas que promovam a extensão rural e o apoio técnico a produtores que adotam práticas sustentáveis.
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