Núcleo de estudos em agroecologia no território rural Vale do Taquari (NEA VT): articulando redes e criando sinergias para a segurança alimentar e nutricional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v18i6.51590

Palavras-chave:

agrobiodiversidade, aimento, sustentabilidade, pancs, agricultores

Resumo

Redes de Agroecologia fortalecem e promovem a Segurança e a Soberania Alimentar nos territórios brasileiros. O presente trabalho busca responder ao seguinte problema: o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica no Território Rural Vale do Taquari (NEA VT) contribuiu para a articulação em rede dos atores sociais que atuam nesse campo? Constituído em 2018 no Vale do Taquari/RS, o NEA VT visa fortalecer vivências e práticas estabelecidas, fomentando a Agroecologia através da articulação de diversas organizações compostas por agricultores agroecologistas, consumidores, técnicos, estudantes das escolas e das universidades no território. Os resultados deste trabalho indicam que foram desenvolvidas várias ações envolvendo pesquisa, ensino e extensão, as quais possibilitaram fortalecer e ampliar, de forma sustentável, a articulação em rede proposta nos objetivos do NEA VT no território, de modo que suas atividades foram importantes para avançarmos na valorização da Agroecologia e na promoção da segurança alimentar e nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Biondo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Encantado, Brasil. 

Cândida Zanetti, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Bolsista de Extensão no País, Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica no Território Vale do Taquari, Mestre em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Encantado, 

Letícia Mairesse, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Extensionista Rural Social – EMATER/ASCAR/RS, Bióloga, Mestre em Ambiente e Sustentabilidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Lajeado, Brasil

Eliane Maria Kolchinski, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Docente no Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Doutora em Agronomia, pela Universidade Federal de Pelotas. Encantado, Brasil.

Cláudia Regina de Oliveira Tramontini, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Chefe de Unidade, Assessora de Comunicação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Encantado, Brasil

André Michel Muller, Emater/ASCAR

Extensionista Rural – EMATER/ASCAR/RS, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agroecossistemas, pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Arroio do Meio, Brasil

Ivan Iuri Bonjorno, Emater/ASCAR

Extensionista Rural – EMATER/ASCAR/RS, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agroecologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Clara do Sul, Brasil.

Gabriele Daniele, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Bolsista de Iniciação Científica, Discente do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Encantado, Brasil.

Luane Vivian de Oliveira Miranda, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Bolsista de Iniciação Científica, Discente do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Encantado, Brasil

Higor Alfredo Bagatini Valer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Bolsista de Iniciação Científica, Discente do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Encantado, Brasil

Flávia Muradas Bulhões, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Docente no Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Doutora em Desenvolvimento Rural, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Encantado, Brasil. 

Voltaire Sant'Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Encantado, Brasil. 

Referências

ABA-AGROECOLOGIA. Associação Brasileira de Agroecologia. Projeto NEAs. 2020. Disponível em: https://aba-agroecologia.org.br/projeto-neas/. Acesso em: 18 ago. 2022.

ALMEIDA, Adriano Barbosa, ALMEIDA, Aline B.; FRIDRICH, Gilivã A. Pedagogical practice with the school garden in Science and Biology. Environmental Smoke, v.4, n.3, p. 14-23, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.32435/envsmoke.20214314-23. Acesso em: 14 out. 2022.

ALVES, Adilson Francelino; GUIVA, Júlia Silvia. Redes e Interconexões: desafios para a construção da agricultura sutentável. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianopólis, v.7, n. 1, p. 1-27, 2010.

ANA - Articulação Nacional de Agroecologia. Se não reconhece o papel e o trabalho das mulheres não é agroecologia. Mulheres e Agroecologia - Notícias, 8 de março de 2019. 2019. Disponível em: https://agroecologia.org.br/2019/03/08/se-nao-reconhece-o-papel-e-o-trabalho-das-mulheres-entao-nao-e-agroecologia. Acesso em: 20 jul. 2022.

AUGUSTO-RUIZ, Walter et al. Perfil nutricional de estudantes do ensino fundamental do município de Rio Grande, Brasil. Revista Saúde (Sta. Maria), v. 46, n. 2, e47068, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236583447068. Acesso em: 23 set. 2022.

BARBOSA, Francielle R.S. et al. Banco de sementes: autonomia para o pequeno produtor do sudoeste goiano. Cadernos de Agroecologia, v. 5, n.1, p.2, 2010.

BARROS JÚNIOR, José Maria de. Ações formativas em Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção orgânica–NEA–de Pernambuco: um estudo bibliográfico e documental. 2022, 283f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea). Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, PE. 2022

BERALDO, Keile Aparecida; MENDONÇA, Rose M.G.; RODRIGUES, Waldeci. Núcleos de Estudos em Agroecologia: uma política pública para o fortalecimento da extensão universitária. Revista de Extensão e Estudos Rurais, v.7, n.1, p. 398–416, 2018.

BIONDO, Elaine et al. Diversidade e potencial de utilização de plantas alimentícias não convencionais ocorrentes no Vale do Taquari/RS. Revista Eletrônica Científica vol.4, n1. p. 61-90, 2018.

______. Potencialidades e desafios da agroecologia no Vale do Taquari. In: TEIXEIRA, Elisângela. M. R.; JOHANN, Liana; FREITAS, Elisete M. (Org.) Anais do 2º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e 6º Encontro Regional da Agroecologia do Vale do Taquari/RS. Lajeado: Editora Univates, 2020, p. 9-11. E-book. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/304/pdf_304.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

______. Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC): Agrobiodiversidade alimentar para a segurança Alimentar e Nutricional no Vale do Taquari, RS. In: BIONDO, E.; ZANETTI, C. Articulando a Agroecologia em Rede no Vale do Taquari, São Leopoldo: Oikos, 2021a., p. 177-196.

______. As Mulheres e o NEA VT: criando sinergias para uma agricultura sustentável. In: FEIL, Alexandre André; SINDELAR, Fernanda C.W.; MACIEL, Mônica J. (Org.) Sistemas Ambientais Sustentáveis, Lajeado: Editora da Univates, 2022. p. 134-144.

BRASIL. Conselho Nacional de Segurança alimentar e Nutricional. Lei 11.346 Lei de Segurança Alimentar e Nutricional, Brasília, DF, 2006. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/lei-de-seguranca-alimentar-e-nutricional. Acesso em 5 jul. 2022.

______. Decreto nº. 7.794 de 20 de agosto de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7794.htm. Acesso em: 13 out. 2015.

______. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. Ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156 p.il. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em 7 jul. 2022.

______. Presidência da República. Lei Federal nº. 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília/DF, 2003, Seção 1, p.8. Disponível: em http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Desenvolvimento_Sustentavel/Organicos/Legislacao/Nacional/Lei_n_010_831_de_23-12-2003.pdf. Acesso em: 27 set. 2015.

CARDOSO, Irene M. et al. Núcleos de Agroecologia: tecendo redes de solidariedade, diversidades e resistência. Revista Brasileira de Agroecologia v.13, n. 1, p. 3-7, 2018.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre Educação Ambiental e Extensão Rural. Revista da EMATER/RS, Porto Alegre, v.2, n.2, p. 55-62, 2001.

Centro de referência de assistência social. Expressa Extensão, v. 24, n. 2, p. 27-38, 2019.

DAROLDT, Moacir. Agroecologia: definições, lições aprendidas e desafios. Observatório Brasileiro de Economia e Mercados Agroecológicos e Orgânico – OBEMA, 09/08/2019. Disponível em: https://www.ufrgs.br/obema/agroecologia-definicao-licoes-aprendidas-e-desafios/. Acesso em 20 mai. 2019.

DIDONET, Agostinho D. et al. Marco Referencial em Agroecologia. EMBRAPA, Grupo de Trabalho em Agroecologia, 2006.

DIEDRICH, Gisele Elise; BIONDO, Elaine; BULHÕES, Flávia Muradas. Agroecologia e bem viver como modo de vida e como modelo sustentável de produção agrícola e de consumo de alimentos. COLÓQUIO Revista de Desenvolvimento Regional, v.18, n.3, p.230-255, 2021. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/coloquio/article/view/2128. Acesso em: 19 jan. 2023.

DONAZZOLO, Joel et al. Núcleo de estudos em agroecologia e produção orgânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná–Campus Dois Vizinhos: a unidade de ensino, pesquisa e extensão em sistemas agroflorestais. 2019.

FASSINI, Edí. Identidade Individual e Coletiva: percepções e representações de mulheres na sua participação em Clube de mães no interior do Rio Grande do Sul. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, Centro Universitário Univates, 2010.

FERREIRA, Thomás Lopes et al. Núcleos de estudos em agroecologia: sistematizar para conhecer, aprender e ampliar as políticas de fomento à agroecologia. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, 2018.

FINATTO, Roberto Antonio. Redes de Agroecologia e Produção Orgânica na Região Sul do Brasil. Revista Ra'e Ga Espaço Geográfico em Análise, Curitiba, v. 38, p. 107-145, 2016.

HAAS, Jaqueline Mallmann; RAMBO, Anelise Graciele; BOLTER, Jairo Alfredo Genz. Os Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) enquanto mecanismos de desenvolvimento regional: algumas considerações. COLÓQUIO-Revista do Desenvolvimento Regional, v. 16, n. 2, p. 185-205, 2019.

HAAS, Jaqueline Malmann; RAMBO, Anelise Gracieli; BOELTER, Jairo A. G. Os Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) enquanto mecanismos de desenvolvimento regional: algumas considerações. COLÓQUIO – Revista do Desenvolvimento Regional - Faccat - Taquara/RS - Edição Especial II SNDR, jan. 2019. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/coloquio/article/view/1222. Acesso em: 22 out. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em < http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 13 abr. 2020.

ICLEI. Governos Locais pela Sustentabilidade. Como é trabalhar com Biodiversidade no País mais biodiverso do mundo. Governos Locais pela Sustentabilidade, São Leopoldo, RS. 2021. Disponível em: https://americadosul.iclei.org/como-e-trabalhar-com-biodiversidade-no-pais-mais-biodiverso-do-mundo/. Acesso em: 7 jul. 2022.

KOLCHINSKI, Eliane Maria; ZANETTI, Cândida. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável. Encantado: Uergs; Codeter VT, 2017.

KOLCHINSKI, Eliane M. et al. Território Rural do Vale do Taquari/RS: pensando novas formas de inclusão produtiva. In.: 7° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais.

KUMMER, Lydia. Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar. Salvador: GTZ, 2007.

MAIRESSE, Letícia et al. Mulheres e o NEA VT no Vale do Taquari, RS – Sinergias para Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar. In: 10° Salão Integrado de Pesquisa, Extensão e Ensino da Uergs (SIEPEX), Anais eletrônicos…vol. 1, n.10, 2021. Porto Alegre, RS. Disponível em: http://pev-proex.uergs.edu.br/index.php/xsiepex/article/view/3597. Acesso em: 10 nov. 2021.

MAIRESSE, Letícia; BIONDO, Elaine. Mulheres rurais e sua atuação nas organizações do Vale do Taquari, RS. Estudos & Debates, v.29, n3, 163-185, 2022.

MALLAGI, Betina. L. R. et al. Diagnóstico da Produção de Sementes Crioulas nos Municípios de Encantado e Doutor Ricardo, Vale do Taquari/RS. In: CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL DE SEMENTES CRIOULAS E AGROBIODIVERSIDADE, 1, 2020. Anais, v. 15 n. 4, Juti/MS: Instituto Cerrado Guarani, 2020.

MAPA. Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Atualizado em 23 janeiro 2023. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/cadastro-nacional-produtores-organicos. Acesso em: 23 jan. 2023.

MULLER, André Michel; SCHAEFFER, Marcos. Trajetória histórica da Agroecologia no Vale do Taquari. In. BIONDO, Elaine; ZANETTI, Cândida. (orgs.) Articulando a Agroecologia em rede no Vale do Taquari/RS, São Leopoldo: Oikos, 2021.

NIEDERLE, Paulo A. et al. Veganismo e agroecologia: práticas convergentes para a produção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v.58, p.212-232, 2021.

NIEMEYER, Carolina Burle; SILEIRA, Vicente, Carvalho Azevedo da. Da pandemia para a agroecologia: redes de solidariedade na construção de um novo paradigma socioecológico. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v.26, n. especial 2, p. 377-390, 2022. Disponível em: https://www.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/5125/713. Acesso em: 21 out. 2022.

NODARI, Rubens Onofre; GUERRA, Miguel Pedro. A agroecologia: estratégias de pesquisa e valores. Estudos Avançados, [on line] v.29, n.83, p. 187-207, 2015.

ONU. Organização das Nações Unidas. Nações Unidas no Brasil. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em: 7 jul. 2022.

PEIXOTO, Lucas S. et al. Oficinas sobre plantas alimentícias não convencionais em um centro de referência e assistência social. Expressa Extensão, v.24, n.2, p. 27-38, 2019.

RAMOS, Giulberto de L; SILVA, Ana Paula G. da; BARROS, Antônio A. da F. Manual de Metodologia de Extensão Rural. Coleção Extensão Rural. Recife: Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, 2013.

REDE PENSSAN. Rede Brasileira de Pesquisa em Segurança e Soberania Alimentar. 2022. Disponível em: https://pesquisassan.net.br/2o-inquerito-nacional-sobre-inseguranca-alimentar-no-contexto-da-pandemia-da-covid-19-no-brasil/# . Acesso em: 4 jul. 2022.

SCHMITT, Cláudia Jo.; GRISA, Cátia. Agroecologia, mercados e políticas públicas: uma análise a partir dos instrumentos de ação governamental. In: NIEDERLE, Paulo A.; ALMEIDA, Luciano; VEZZANI, Fabiane M. (Orgs.). Agroecologia: práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura. Curitiba: Kairós, 2013. p. 215-265.

SCHMITT, Cláudia J. Redes, atores e desenvolvimento rural: perspectivas na construção de uma abordagem relacional. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 13, n. 27, p. 82-112, 2011.

SILVA, Cláudio Lisboa da; OLIVEIRA, Lorena da P.; OLIVEIRA, Marluce S. de. Experiência de implantação de uma unidade de plantas alimentícias não convencionais na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Cruz das Almas, Bahia. Revista Craibeiras de Agroecologia, v.1, n.1, n.p., 2018.

SOUZA, Natália A. et al. Os Núcleos de Agroecologia: caminhos e desafios na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. In: SAMBUICHI, Regina Helena Rosa et al. (orgs.). Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil Uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Brasília: IPEA, 2017. p. 403-432.

ZANETTI, Cândida.; BIONDO, Elaine. Introdução. In: BIONDO, Elaine.; ZANETTI, Cândida. Articulando a Agroecologia em Rede, São Leopoldo: Oikos, 2021, p. 19-33.

ZANETTI, Cândida et al. Evolução do Pronaf no Território Rural Vale do Taquari/RS (2012-2017). Revista Grifos, vol. 30, n. 51, p.257-279, 2021. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/5434. Acesso em: 20 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.