Pesquisa participativa sobre a importância socioeconômica, cultural e ecológica dos sistemas tradicionais de criação de galinhas no Semiárido brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i4.49978Palavras-chave:
Criação de galinhas, segurança alimentar, geração de renda, pesquisa participativaResumo
O artigo apresenta o itinerário metodológico e os resultados de uma pesquisa participativa realizada na comunidade de Irapuá, município de Novas Russas-CE, Brasil, com dois sistemas de criação tradicional de galinhas (de Dona Salu e de Dona Socorro), por um período de 24 meses. A metodologia dá ênfase ao monitoramento participativo como um instrumento-chave para a aprendizagem. Os principais resultados são: i) Sistema de Dona Salu: na geração de renda apresentou uma receita líquida mensal média em todo o período de R$ 52,00; na segurança alimentar o consumo médio anual de ovos pela família foi de 489,5 unidades, o consumo per capita anual foi de 163 unidades (média nacional de 168,72 unidades per capita, em 2013). ii) Sistema de Dona Socorro: na geração de renda apresentou uma receita líquida mensal média em todo o período de R$ 145,00; na segurança alimentar o consumo médio anual de ovos pela família foi de 248,5 unidades, o consumo per capita anual foi de 83 unidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.