NARRATIVAS DE AGRICULTORES FAMILIARES:
DIFICULDADES E MOTIVAÇÕES NO SISTEMA AGROECOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i4.23003Palavras-chave:
Desenvovimetno Rural Sustentável, Transição Agroecológica., Agroecologia, SustentabilidadeResumo
A agricultura convencional faz emergir discussões acerca de assuntos como o uso abusivo de agroquímicos, monoculturas, herbicidas, fungicidas e insumos químicos sintéticos, que trazem crescentes impactos à agricultura. Uma opção que propõe a sustentabilidade rural é a agroecologia. O presente trabalho teve como objetivo compreender a identificação do agricultor familiar com o sistema de produção agroecológico do assentamento Boa Esperança, município de João Ramalho, no Estado de São Paulo. Para tanto, a pesquisa apropriou-se da narrativa, a partir de entrevistas semiestruturadas com 11 agricultores familiares que estão em transição agroecológica, destacando-se suas motivações, expectativas e dificuldades encontradas no sistema de produção agroecológica, além de outros fatores como comercialização, políticas públicas, assistência técnica,padrões de consumo e aquisição de tecnologias que influenciam na tomada de decisão. Essa pesquisa trouxe evidências da importância da agroecologia como uma ciência capaz de propor práticas sustentáveis no ambiente rural, e identificou a essência do agricultor/a com base em suas narrativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristina Vicente dos Reis Fernandes, Angelica Gois Morales, Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.