Estudo comparativo da comercialização de hortaliças orgânicas e convencionais em Manaus, Amazonas

Autores

  • Ocinéia Márcia Andrade Santiago Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Manaus/ AM, Brasil
  • Daniel Felipe Oliveira Gentil Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v9i3.49767

Palavras-chave:

Produtos orgânicos, mercado orgânico, comércio agrícola

Resumo

O objetivo desse trabalho foi comparar a comercialização de hortaliças orgânicas e convencionais em Manaus, Amazonas. No levantamento das informações foram adotadas as técnicas de pesquisa de aplicação de formulários e de observação não estruturada, sendo os dados sistematizados e submetidos à análise estatística descritiva. Desse modo, foi verificado que as hortaliças orgânicas foram provenientes diretamente das unidades produtivas, sendo as folhosas as mais encontradas nos pontos de comercialização. Apesar da maior diversidade, a quantidade ofertada de hortaliças orgânicas foi inferior ao da feira convencional, e com preços geralmente superiores. Os consumidores da feira de orgânicos possuem grau de instrução e renda mensal superiores aos da feira convencional. Os consumidores de hortaliças orgânicas estão em busca de alimentos livres de substâncias químicas, dando mais ênfase às questões de saúde do que às questões ambientais. Contudo, a falta de conhecimento sobre o que são produtos orgânicos demonstrada entre os consumidores em geral, evidenciou a necessidade de trabalho educativo sobre esses produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Santiago, O. M. A., & Gentil, D. F. O. (2014). Estudo comparativo da comercialização de hortaliças orgânicas e convencionais em Manaus, Amazonas. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(3), 124–139. https://doi.org/10.33240/rba.v9i3.49767

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.