Parâmetros de maturação para diferentes compostos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v4i1.48956Palavras-chave:
compostagem, maturação, matéria orgânica, resíduosResumo
Os objetivos desse estudo foram avaliar parâmetros químicos como preditivos da maturação e qualidade de compostos orgânicos de composição distinta. Foram montadas 4 pilhas de compostagem com resíduos do processo de industrialização de plantas medicinais e esterco bovino, misturando os materiais em proporções que equilibrassem a relação C/N em 30/1. Para determinação de parâmetros de maturação (pH, condutividade elétrica, teores de amônio e nitrato, índice de polimerização, carbono total, nitrogênio total e relação C/N) foram feitas amostragens aos 0, 30, 60, 90 e 120 dias de compostagem. Aos 90 dias de compostagem, todos os materiais já apresentavam os requisitos mínimos exigidos pela legislação para compostos de qualidade. Os compostos produzidos a partir de diferentes materiais apresentaram características distintas no final do processo. Dos parâmetros avaliados para predição do grau de maturação de compostos orgânicos, a relação C/N e os teores de nitrato e amônio foram considerados os mais preditivos de todas as fases da compostagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.