Influência dos ritmos lunares sobre o rendimento de cenoura (Daucus carota), em cultivo biodinâmico
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v3i1.48909Palavras-chave:
Fases da Lua, cronobiologia, agricultura biodinâmicaResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência dos diversos ritmos da Lua sobre orendimento de cenoura semeada em diferentes datas, sob as mesmas condições de manejo, empropriedade de agricultura familiar com manejo biodinâmico, em Botucatu-SP. Os tratamentos foram asdatas de semeadura, que variaram de 5 de maio até 4 de junho em 2005, e de 25 de abril a 25 de maio,em 2006. A colheita ocorreu aos 82 dias após cada semeadura, sendo avaliadas a massa fresca deraízes e de folhas, e massa seca de raízes. Foi utilizada a metodologia de avaliação estatística docálculo do Índice Estacional. Nos dois períodos avaliados, a variável massa seca de raízes foi a únicaque, no contraste entre médias, apresentou diferença significativa nos ritmos sinódico tradicional esinódico caboclo. No ritmo sinódico tradicional, a fase nova foi superior às fases crescente e cheia, e noritmo sinódico caboclo, a fase cheia foi inferior às demais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.